A casa de moda belga Dries Van Noten inicia um novo capítulo em sua história com a nomeação de Julian Klausner como Diretor Criativo. O anúncio foi feito hoje em uma publicação, marcando o início de uma transição planejada desde a decisão do fundador de se retirar da casa homônima no início deste ano. Klausner será responsável pelas coleções femininas e masculinas da marca, com sua estreia na passarela programada para 5 de março de 2025, durante a Semana de Moda de Paris.
“Tenho total confiança na criatividade e visão de Julian. Ele não é apenas um designer talentoso, mas também a escolha natural para assumir a liderança após minha partida. Sua profunda compreensão da marca e de seus valores garantirá uma transição perfeita e um futuro promissor”, declarou Dries Van Noten na publicação de anúncio no perfil da marca.
Vídeo de anúncio de Julian Klausner como novo diretor criativo da grife (Vídeo: reprodução/YouTube/Dries Van Noten)
O designer belga de 33 anos, é formado pela La Cambre / École Nationale Supérieure des Arts Visuels, em Bruxelas, Klausner concluiu seu bacharelado e mestrado em Design de Moda em 2016. Após um início de carreira promissora na francesa Maison Margiela, além de experiências na Thom Browne e Kenzo, ele se uniu a Dries Van Noten em agosto de 2018 como designer de moda feminina, trabalhando diretamente com o fundador na criação e na conceituação de coleções icônicas.
Segundo o comunicado, essa definição de cargo “representa uma conexão natural entre o passado e o futuro”.
“Estou mais do que emocionado em supervisionar as próximas temporadas enquanto começamos o próximo capítulo para esta casa. O legado incomparável que Dries está deixando para trás é monumental, servindo como uma fonte infinita de inspiração preciosa. Estou ansioso para embarcar em novos desafios ambiciosos enquanto honramos a herança que todos nós prezamos.” – Julian Klausner em anúncio.
Dries Van Noten deixa um legado
Nascido em uma família de alfaiates, além de fundador e membro do coletivo Antwerp Six – um grupo de designers de moda que se formaram na Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia – Van Noten se destacou por seu uso ousado de cores, estampas e bordados, criando uma estética única e atemporal. Desde o lançamento de sua linha masculina em 1986, ele se tornou um sinônimo de inovação e sofisticação, com expansão para a moda feminina em 1993, consolidando seu nome dentro da indústria europeia.
Dries Van Noten no final de um de seus últimos desfiles (Foto: reprodução/Thierry Chesnot/Getty Images embed)
O designer foi um dos responsáveis por colocar a cidade belga no mapa da moda internacional nos anos 80.
Segundo dados, hoje, a Dries Van Noten conta com 10 lojas de varejo e mais de 400 contas de varejo no mundo todo, com mais de 500 portas no total.
Em 2018, o designer vendeu uma participação majoritária para o conglomerado espanhol Puig, mantendo-se como diretor criativo até 2024. Sua última coleção à frente de sua marca homônima, foi apresentada em junho deste ano durante a Semana de Moda Masculina de Paris primavera/verão 2025, em um desfile comemorativo onde celebrou 38 anos de sua carreira na moda, com uma passarela de papel alumínio e uma enorme bola de discoteca.
Última coleção do designer à frente da marca (Foto: reprodução/Francois Durand/Getty Images Embed)
O designer ainda esteve presente no desfile feminino de primavera 2025 em Paris em setembro, feita inteiramente por sua equipe.Dries Van Noten, disse em entrevista para veículos de comunicação sobre sua “total confiança” em Julian Klausner como seu sucessor.Van Noten mantém sua atuação como consultor na marca que foi adquirida pela Puig em 2018, com foco especial nos segmentos de beleza. Em agosto do ano passado, ele lançou quatro novas fragrâncias Dries Van Noten, destacando sua assinatura criativa ao adornar os frascos com transferências únicas de cores e padrões vibrantes, elementos característicos de seu DNA.
Nova era sob a liderança de Klausner
Com a promoção de Klausner, a marca reforça uma estratégia de continuidade e preservação de valores fundamentais, sem a interrupção destes.
Julian Klausner apresentará sua primeira coleção feminina como diretor criativo em 5 de março durante a Paris Fashion Week. A casa pulará o desfile da coleção Menswear Winter 2025 durante a semana masculina de Paris em janeiro e, em vez disso, o apresentará em um lookbook dirigido pelo próprio. Seu primeiro desfile masculino está previsto para junho de 2025.
Momento decisivo para Dries Van Noten
Com vendas crescentes e um portfólio robusto no mercado de luxo, Dries Van Noten continua a expandir seu alcance global, agora sob a liderança de Klausner. Para Marc Puig, CEO da Puig, “a compreensão de Julian sobre a herança da marca, forjada ao longo dos anos na Dries, o torna especialmente adequado para essa função”, acrescentando que “seu profundo conhecimento dos valores da marca foi cultivado ao longo do tempo, permitindo uma transferência cuidadosa da visão criativa que preserva a essência da Dries e a impulsiona”.
Uma transição suave reflete a capacidade da casa de manter sua identidade distinta, enquanto evolui para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro. A nomeação de Klausner reafirma a promessa da marca de criar moda que inspire e inove, honrando o fundador.