No último domingo, (15), aconteceu a 76º edição do Emmy Awards, que celebra as séries e produções de TV mais aclamadas do ano, em Los Angeles, Estados Unidos. Além do glamour e prestígio que a noite traz para o mundo do audiovisual, muitos artistas resolveram trazer política também para o tapete vermelho.
Alguns dos principais nomes da indústria e presentes no evento apostaram em um acessório discreto e de peso manifestante muito grande: um broche vermelho que simboliza o movimento de artistas em prol do fim do conflito entre Palestina e Israel.
Movimento Artists4Ceasefire
O movimento Artists4Ceasefire (artistas em prol do cessar-fogo em Gaza) foi iniciado em outubro de 2023. No mesmo mês, 55 artistas de grande renome – entre eles Gigi Hadid, Frank Ocean e Zayn Malik – encaminharam uma carta aberta ao presidente dos EUA, Joe Biden, pedindo o cessar-fogo.
O símbolo do movimento consiste em um desenho de uma mão laranja, que representa uma “bela comunidade composta por pessoas de todas as origens”, com um coração dentro sob um fundo vermelho, refletindo a ideia de necessidade de “todos liderarmos com o coração” e a urgência do apelo para salvar vidas.
Essa simbologia estava impressa nos broches usados durante o Emmy por nomes como Nicola Coughlan, personagem principal da última temporada da série Bridgerton; Devery Jacobs, conhecida por dar voz a Samantha Fairbanks, personagem do spin-off da série de jogos The Walking Dead da Telltale Games e Elise Mortyr, assistente de direção de “The Last of Us”.
Protestos cada vez mais presentes nas premiações
Este Emmy não foi a primeira premiação de grande alcance midiático que serviu de palco para que artistas expressassem sua insatisfação e revolta com o conflito. No Grammy Awards de 2024, a cantora Annie Lennox finalizou sua homenagem a Sinéad O’Connor com a frase: “Artistas pelo cessar-fogo, pela paz no mundo ”.Além disso, os membros do Boygenius, Phoebe Bridgers, Lucy Dacus, Julien Baker e Bo Burnham, usaram o símbolo do Artists4Ceasefire.
No Directors Guild of America Awards, em fevereiro de 2024, o ator Mark Ruffalo, que é um dos principais nomes da organização do movimento, afirmou: “Não vamos bombardear nosso caminho para a paz”, enquanto também utilizava o acessório.
O broche também foi visto em mais um importantíssimo tapete vermelho, no Oscar de 2024, artistas como Billie Eilish, Ramy Youssef e a diretora Ava DuVernay exibiram o broche como forma de pedido de justiça, paz e dignidade para a população que sofre as consequências reais do conflito.