Nesta quarta-feira (26), a italiana Balenciaga apresentou sua nova coleção na capital parisiense. As peças evocaram a história da marca de maneira renovada, trazendo o seu arquivo de maneira recriada, rejeitando a formalidade tipicamente associada a alta-costura, de um jeito questionador que só a Balenciaga pode trazer.
As modelos adentraram a passarela carregando placas numeradas, remetendo a tradição usada em antigos desfiles para diferenciar as peças desfiladas. No interior do desfile, realizado na casa histórica da maison, uma voz feminina tocava ao fundo um mantra de meditação guiada, criando um contraste com as criações pesadas e fartas de informações.
A inspiração ao arquivo Balenciaga veio em contraste com as referências de streetwear do diretor criativo Demna. Em algumas criações as clássicas silhuetas foram construídas com materiais comuns, como jeans, nylon e moletom, e apostando em outros não tão costumeiros no universo da moda, como papel alumínio e sacolas plásticas. O intuito era questionar o futuro da moda, honrando o seu glorioso passado, utilizando da técnica upcycling.
A peça destaque
Sempre visando a viralização online, Demna encerrou o desfile com um vestido que choca os olhos à primeira vista. E a estratégia teve sucesso.
Com 47 metros de tecido de nylon, a modelo desfilou pela passarela enrolada no material, de uma forma que molda o corpo de quem usa o vestido, sendo assim, uma forma personalizada e só podendo ser usada uma única vez.
Celebridades presentes
O desfile da maison foi muito comentado nas redes sociais, não apenas pelas criações apresentadas, mas também pela presença de um grande número de celebridades na plateia e seus looks escolhidos para o evento. Entre os nomes que marcaram presença estavam Katy Perry, Nicole Kidman, Kerry Washington, Anna Wintour e mais.