A semana começou com anúncio de mudanças no mercado high-end da moda. Nesta segunda-feira (18), o grupo de marcas de luxo Kering revelou as modificações nos cargos de liderança em seu conglomerado, entre elas a de Cédric Charbit, que a partir do segundo dia do mês de janeiro, assumirá a liderança, como diretor-executivo da Saint Laurent.
Jogo de cadeiras
A entrada de Charbit resulta na saída de Francesca Bellettini, que esteve no cargo desde 2013, mas também permitirá que ela concentre mais em seu cargo de vice CEO da Kering, com a incumbência de responsável pelo desenvolvimento da marca. Cédric deixa o leme da Balenciaga, empreitada que comandava desde 2016 e onde foi responsável pelo crescimento rápido no faturamento da italiana, graças a inúmeros lançamentos de calçados.
Cédric Charbit acompanhado de Nicole Kidman no jantar anual da Fundação Kering “Caring For Women”, em 2023 (Foto: reprodução/Paul Morigi/Getty Images Embed)
Além dessa mudança, a Kering anunciou mais algumas contratações ao nível corporativo, incluindo a nomeação de Stefano Cantino como CEO da Gucci. Anteriormente, Stefano ocupou o mesmo cargo na Louis Vuitton, mas a partir de janeiro, irá ser responsável por salvar financeiramente a marca italiana, agente principal nos lucros da Kering.
Entre os principais nomes lucrativos no conglomerado estão Gucci, Yves Saint Laurent, Balenciaga e Bottega Veneta. Ano passado, a Kering viu suas ações caírem mais de 40%, resultado dos baixos números. Em outubro, o grupo anunciou que seu percentual de lucro caiu para o nível mais baixo desde 2016.
A polêmica da Balenciaga
Cédric Charbit esteve envolto em uma das maiores polêmicas publicitárias no cenário da moda recente. Em 2022, ainda no cargo de CEO da etiqueta, a Balenciaga lançou uma campanha que chocou os consumidores por ser vista como de caráter sexual com crianças. O escândalo afetou as vendas nos trimestres seguintes.
Apesar dos problemas, tanto Cédric, quanto o diretor criativo da marca Demna, foram mantidos nos respectivos cargos. Agora, ao juntar-se à Yves Saint Laurent, Charbit, 47 anos, irá trabalhar com Anthony Vaccarello, o designer aclamado pelas suas criações na marca parisiense conhecida pelos seus looks femininos elegantes.