Exibição de jóias em Nova York homenageia ícones do Hip Hop

Giovanna DePaula Por Giovanna DePaula
3 min de leitura
Foto destaque: Exposição Ice Cold: An Exhibition of Hip Hop Jewerly (foto: divulgação/American Museum of Natural History)

Na última quinta-feira (09/03), o Museu Americano de História Natural em Nova York inaugurou sua nova exposição: “Ice Cold: An Exhibition of Hip Hop Jewelry”, com o propósito de expor diversas jóias clássicas de artistas renomados do Hip-Hop estadunidense e honrar seus significados.

A história do uso das jóias no meio do Hip-Hop vem desde o final dos anos 70/ início dos anos 80, no Bronx, bairro periférico de pessoas racializadas em Nova York. Aspirantes a grandes nomes da música, diversos artistas desta cena criaram uma estética única. Procurando mudar sua realidade, os músicos emergentes se inseriram em uma moda revolucionária da burguesia minimalista e majoritariamente branca, onde o ideal era justamente o oposto do minimalismo, optando por roupas largas, estampadas de acordo com a marca, além do esbanjo de dinheiro, mostrando suas pilhas de dólares e grandes e brilhantes jóias. 

A cultura da joalheria vem de muito antes. Entre toda a história, seja no antigo Egito, ou durante as Monarquias Europeias, a abundância de jóias automaticamente significava poder aquisitivo e ascensão social. Com isso, o povo dos guetos se agarrou neste conceito procurando uma forma de ganhar destaque em uma sociedade repressiva. 

Até hoje, a cultura das jóias no universo do Hip-Hop se mantém intacta. Ter uma jóia feita à medida, por designers renomados é um grande privilégio e quase um sinônimo de importância e poder para os artistas. Com isso, esta exposição veio para homenagear algumas destas peças únicas e grandes nomes da indústria.

Algumas das peças icônicas expostas foram:

A coroa de Slick Rick


Coroa de Slick Rick para exposição (Foto: reprodução/Lauren Bulbin/The Washington Post)

Pingente da Barbie de Nicki Minaj


Pingente Barbie de Nicki Minaj para exposição (Foto: divulgação/American Museum of Natural History)

Colar de Jesus de Notorious B.I.G


Colar de Biggie para exibição (Foto: reprodução/Lauren Bulbin/The Washington Post)

Pingente BellHop de Tyler, The Creator


Pingente de Tyler para exibição (Foto: reprodução/Lauren Bulbin/The Washington Post)

Grillz de diamantes amarelos e rubi de Pharrell Williams


Grillz de Pharrell para exposição (Foto: reprodução/Lauren Bulbin/The Washington Post)

Pingente de LEGO do designer Alex Moss para A$AP Rocky


Pingente LEGO de A$AP Rocky para exposição (Foto: divulgação/American Museum of Natural History)

A exposição seguirá até cinco de janeiro de 2025 nos Salões de Gemas e Minerais Allison e Roberto Mignone, no Museu Americano de História Natural. No site do Museu também se pode conferir uma playlist dos artistas que estão tendo seus itens expostos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile