Fashion Week x Olimpíadas: entenda como os Jogos impactam os desfiles de moda

Laura Galdino Por Laura Galdino
5 min de leitura
Foto destaque: Paris (Reprodução/Paris 2024)

Os Jogos Olímpicos de 2024 acontecerão na cidade de Paris nos dias 26 de julho a 11 de agosto e já estão causando problemas na capital de logística, trânsito e segurança. Combinando isso aos preços exorbitantes, os jogos transformaram os próximos eventos de moda de junho em um caos. 

Seja a Men’s Week (Semana dos Homens) marcada para 18 a 23 junho, ou a Haute Couture Week (Semana de Alta Costura e Moda) que chegou a ser adiada para 24 a 27 de junho, todos os trabalhadores envolvidos na indústria da moda sofrer uma dor de cabeça enorme para organizar desfiles, shows, sessões de fotos e outros eventos. 

Apesar de algumas marcas de grande notoriedade vão manter sua programação para o mês, outras pequenas marcas decidiram por não participarem ou até mesmo trocar seus eventos para Milão. 


Quadra de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Paris
(Foto: reprodução/Divulgação/Paris 2024)

Fechamento de pontos

Segundo a Prefeitura de Paris, somente a partir do dia 18 de junho haverá restrições ao trânsito que incluem a apresentação de um passe digital para conseguir acesso aos perímetros de segurança. Entretanto, a Cidade Luz já vem sofrido algumas mudanças relacionadas com a abertura dos jogos.

Lugares como a Place de la Concorde, Trocadéro, Torre Eiffel, Champ de Mars e Pont Alexandre III e as margens do Rio Sena precisarão ser fechados porque serão usados para a cerimônia de abertura no formato de um grande desfile pelas águas do Sena. 


Place de la Concorde em Paris (Foto: reprodução/SortiraParis)

Um dos maiores problemas têm sido o fechamento da Place de la Concorde já que se trata de um eixo rodoviário e de transportes públicos. Ainda que não tenha sido definitivamente fechada, a praça tem um grande fluxo de pessoas que precisarão ser remanejadas para outros lugares.

A praça ainda recebe três linhas de metrô que também serão fechadas até 21 de setembro e contará também com um bloqueio de acesso para carros a partir do dia 1 de junho.

Fashion Week

Para garantir um bom planejamento dos dois eventos durante essas duas semanas, a Fédération de la Haute Couture et de la Mode (Federação de Alta Costura e Moda) manteve contato constante com a Préfecture de Police, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, a Câmara Municipal de Paris e demais órgãos competentes.

Paris Fashion Week 2022 (Foto: reprodução/Simon Ackerman)

A FHCM teve de apresentar com bastante antecedência uma lista com 260 locais comumente usados para eventos de moda dos quais 208 foram selecionados como possíveis sede, já que os demais apresentavam problemas de acessibilidade causado pelos Jogos. 

O consenso entre os envolvidos é de que durante as fashion weeks em junho o trânsito sofrerá um grande impacto e, tentando diminuir a chance de terem problemas, a FHCM disponibilizará seis fretados vai e vem, aumentando os dois fretados que normalmente são disponibilizados. 

Em relação à segurança, foi pedido as marcas de alta costura que prestassem atenção redobrada e que contratasse sua própria segurança, uma vez que a polícia já estará ocupada com a segurança dos Jogos.

Desistência de marcas

Todas essas medidas tomadas pelas marcas de alta costura em parceria com os órgãos competentes parisienses não foram o bastante para manter algumas marcas de renunciarem seus desfiles em Paris. No calendário desta temporada, pelo menos 8 marcas não irão comparecer, entre elas: EgonLab, Botter, Officine Générale, GmbH e Winnie. Givenchy e Valentino não se apresentaram, pois estão em um momento de transição criativa. 

Lucien Pagès tem um agência especializada na gestão de desfiles e eventos para diversas marcas de moda e ela explica que algumas empresas optam por realizar apenas um desfile por ano, o que as permite brilhar, mas sem ter que gastar muito dinheiro. Lucien comenta como um desfile de moda custa um valor absurdo, a começar pelo aluguel do local que custa entre 20 e 30 mil euros, isso sem levar em consideração as modelos e equipes que precisam de alojamento e alimentação.

Unidos ao aumento dos preços devido aos Jogos, especialmente de hotéis e locais, as pequenas marcas enfrentam uma dificuldade na realização de eventos. 

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile