Giorgio Armani: 13 looks inesquecíveis que marcaram os tapetes vermelhos

A morte de Giorgio Armani, aos 90 anos, representa uma grande perda para o universo da moda. Mais do que um estilista, ele foi um arquiteto de imagens, responsável por redefinir a forma como celebridades e pessoas comuns se vestem em momentos de impacto. Desde a revolução dos ternos desestruturados no fim dos anos 1970, […]

05 set, 2025
Foto destaque: Georgio Armanio marcou presença nos tapetes vermelhos através dos seus looks. (Reprodução/GettyImages Embed/ S. Granitz/Steve Granitz)
Foto destaque: Georgio Armanio marcou presença nos tapetes vermelhos através dos seus looks. (Reprodução/GettyImages Embed/ S. Granitz/Steve Granitz)
Georgio Armanio marcou presença nos tapetes vermelhos através dos seus looks.

A morte de Giorgio Armani, aos 90 anos, representa uma grande perda para o universo da moda. Mais do que um estilista, ele foi um arquiteto de imagens, responsável por redefinir a forma como celebridades e pessoas comuns se vestem em momentos de impacto. Desde a revolução dos ternos desestruturados no fim dos anos 1970, que libertaram os homens de formalidades rígidas, até os vestidos sofisticados da linha Armani Privé, que dominaram os tapetes vermelhos do Oscar, do Festival de Cannes e de Veneza, Armani construiu um império baseado na elegância atemporal e no corte impecável.

No cinema e na música, poucos estilistas tiveram tamanha presença. Vestiu astros e estrelas de diferentes gerações, criando um guarda-roupa que não apenas acompanhou as tendências, mas as ditou. Se existe um legado claro em sua trajetória, é o de que Armani soube adaptar-se a cada personalidade, valorizando a individualidade de seus clientes. Diane Keaton, Julia Roberts, Cate Blanchett, Lady Gaga e Elle Fanning são apenas alguns nomes que ajudaram a eternizar sua estética diante das câmeras.

Cate Blanchett

Durante a cerimônia do Oscar em 2014, Cate Blanchett, que ganhou uma estatueta por seu papel em Blue Jasmine, usou um vestido cravejado de cristais bordados, que foi avaliado em US$100.000. O vestido colocou a atriz no pódio das mais bem-vestidas da noite.


Cate Blanchett no Oscar 2014 (Foto: Reprodução/Getty Images Embed/Kevin Mazur)


Dois anos depois, a parceria se repetiu, usando uma criação de sua estilista, Elizabeth Stewart, baseado em flores tridimensionais em um tom água que realçava a beleza natural de Cate.

Anne Hathaway e Penélope Cruz

Anne Hathaway, no Oscar 2009, usou um vestido com cauda estilo sereia, com brilho de dezenas de lantejoulas que criou uma segunda pele acetinada.


Anne Hathaway com vestido de cauda de sereia no Oscar de 2009 (Foto: Reprodução/GettyImages Embed/Steve Granitz)


Já Penélope Cruz, muito conhecida por usar Chanel nos tapetes vermelhos. Porém, no Oscar de 2012, acabou se rendendo ao lado mais sóbrio e elegante da Armani Privé. Na ocasião, a atriz usou uma criação delicada em chiffon.

Nicole Kidman e Lady Gaga

Nicole Kidman durante o Oscar de 2018 ousou ao usar um vestido escultural azul elétrico, com um tom luxuoso e brilhante.


Lady Gaga na estreia do filme “Nasce Uma Estrela” em Toronto (Foto: Reprodução/Getty Images Embed/George Pimentel)


Lady Gaga por sua vez, durante a estreia do filme Nasce Uma Estrela, em Toronto, a atriz Gaga ressaltou que não se vestia como a cantora. Usando um look mais discreto, mas ainda assim dramático, dando um ar mais elegante e teatral para criar uma nova persona.

Naomi Watts e Kirsten Dunst

A Armani possuía um lado mais experimental, com cortes assimétricos e estruturados, dando a quem os usa a sensação de uma armadura de elegância. Esse foi o caso de Naomi Watts no Oscar de 2013.

Kirsten Dunst usou um modelo com elegância atemporal. O vestido foi escolhido para a estreia de “O Poder do Cão” no Festival de Cinema de Veneza de 2021.

Demi Moore e Elle Fanning

A aparição de Demi Moore na última temporada de premiações, em “The Substance”, usando um vestido dourado assimétrico.


Demi Moore no Globo de Ouro 2025. (Foto: Reprodução/Getty Images Embed/Kevin Mazur)


Elle Fanning foi outro dos grandes nomes que proporcionou grandes momentos da moda com a marca. Esse vestido mostra como esse tipo de criação nunca envelhece.

Júlia Roberts

A atriz que no Globo de Ouro de 1990 optou por usar um terno masculino Armani, transcendendo épocas, tendências e comentários não solicitados.

Zoe Saldanã e Isabelle Huppert

Para aqueles que acham que a paleta de cores da Armani se limita apenas a preto e azul meia-noite, a história é outra com o vestido luminoso usado por Zoe Saldaña na estreia de “A Árvore da Vida”, no Festival de Cinema de Cannes de 2011.


Zoe Saldaña no Festival de Cinema de Cannes em 2011 (Foto: Reprodução/Getty Images Embed/ Andreas Rentz)


Durante a estreia de Argentina, 1985, no Festival de Cinema de Veneza de 2022, muitos acreditaram que Isabelle Huppert estava usando um modelo da Balenciaga. No entanto, a atriz havia optado por um Armani Privé de 2007 e, com algumas modificações, transformando a peça na mais elogiada do evento.

Mais notícias