Gucci anuncia saída de diretor criativo Sabato de Sarno

A marca italiana confirma que Sabato de Sarno irá se retirar de sua direção artística, deixando a Gucci após dois anos

3 min de leitura
Gucci anuncia saída de diretor criativo Sabato de Sarno
Foto Destaque: diretor criativo da Gucci (Reprodução/Gareth Cattermole/Getty Images Embed)

Nesta quinta-feira (06), a grife italiana Gucci comunicou que seu então diretor criativo, Sabato de Sarno, sairá de seu cargo na frente da marca. Sarno, que fez a direção artística da Gucci por apenas dois anos, também não irá participar da próxima coleção para a Semana de Moda de Milão, que ocorrerá no dia 25 deste mês. Espera-se que o anúncio de um substituto para o cargo seja realizado em maio, com a realização dos desfiles da coleção Resort da marca em Florença.

Sabato de Sarno

O designer nasceu em Nápoles, na Itália, e foi o sucessor de Alessandro Michele na direção artística da Gucci, que assumiu no início de 2023. Sarno já atuou em marcas como Prada, Dolce&Gabbana, e Valentino, na qual trabalhou por 14 anos.


Sabato de Sarno (Foto: reprodução/Instagram/@sabato.desarno)

O italiano se retira da marca em um momento de mudanças dentro da indústria da moda, com a passagem de novos nomes na direção de grandes grifes como Chanel e Celine. Sarno foi essencial na transformação da Gucci em seus dois anos no comando da marca, revitalizando a estética da casa.

Gucci

A marca italiana foi fundada em Florença no ano de 1921 por Guccio Gucci, que confeccionava produtos em couro, estes eram produzidos por artesões da região de Toscana. Gucci tomou gosto pelas confecções ao trabalhar como ascensorista e maleiro em hotéis, chegando a trabalhar no hotel Savoy em Londres.

Ele abriu sua primeira loja ao retornar para a Itália, buscando vender malas e valises de alta qualidade. Gucci tornou-se popular entre a burguesia e a nobreza florentina, crescendo progressivamente e conseguindo criar sua própria oficina, passando a produzir sua mercadoria ainda no espaço de sua loja.


Coleção primavera/verão da Gucci (Vídeo: reprodução/Instagram/@gucci)


Durante a década de 1930, a marca começou a vender luvas, sapatos e cintos. Além de ter tomado um caráter internacional, com o crescimento de clientes de outras regiões que buscavam os produtos de Gucci. Já em 1938, o italiano abriu sua primeira loja em Roma. Em poucos anos, a casa aumentou e estabeleceu um legado para o mercado da moda em todo o mundo, transformando-se no grande nome que hoje é reconhecido ao redor do globo.

Matéria por Isabela Bitencourt (Lorena – R7)

Sair da versão mobile