Foi determinado pelo tribunal da França que um dos homens envolvidos no roubo de algumas peças da grife Balmain, em setembro do ano passado, fosse condenado a um ano de prisão em regime fechado.
O julgamento
Em outro julgamento, cerca de um mês atrás, a justiça francesa havia determinado que os réus cumprissem doze a dezoito meses de cadeia em regime fechado. Porém, o Ministério Público do País, que entrou com um pedido para que as penas fossem de seis e cinco anos, recorreu e um novo julgamento foi aberto em março ao resultado oficial.
Vale ressaltar que um dos indiciados acabou inocentando seus cúmplices. Inicialmente a sua pena seria de três anos, mas após dizer ao juiz que cedeu ao crime pois estava passando por problemas financeiros, dois anos foram suspensos.
O acusado não revelou o mandante do ato criminoso, mas acabou dizendo que passou informações sobre a entrega dos produtos. Os danos do roubos são estimados em cerca de 645 mil euros, aproximadamente R$3,5 milhões.
O assalto
Em setembro de 2023, uma semana antes do Paris Fashion Week, Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain, trouxe à tona o roubo em suas redes sociais, informando que 50 peças da nova coleção da grife foram levadas durante o trajeto.
“Hoje, fui ao escritório às 9h da manhã esperando pelas últimas peças para o show da Balmain, em setembro. Comecei a criar alguns looks e o nosso motorista nos ligou dizendo que havia sido assaltado por um grupo de pessoas. Mais de 50 peças foram roubadas.’’ , disse.
‘’Estamos refazendo tudo, mas isso é tão desrespeitoso. Tantos trabalhadores, fornecedores, minha equipe e eu. Por favor, esteja seguro, este é o mundo em que vivemos.’’ complementou, Oliver.
Na época não demorou muito para a notícia repercutir e comover aqueles que acompanham o mundo da moda.