O Met Gala é um dos eventos mais importantes para o mundo da moda. Atrelado a iniciativa de arrecadação de fundos beneficentes, o baile carrega o glamour da alta sociedade, principalmente pela presença de convidados célebres. Em 1996, o Met teve a oportunidade de receber um membro da realeza – a princesa Diana.
Na ocasião, Lady Di já estava separada do príncipe Charles, mas ainda era vista como figura britânica emblemática, além de fazer questão de comparecer a eventos importantes. O vestido azul de seda escolhido por Diana naquele ano permanece como inspiração até os dias de hoje.
Mais detalhes sobre o visual de Diana
Guiada pelo estilista da grife francesa Dior, John Galliano, Lady Di optou por um slip dress – peça no qual o tecido remete a uma camisola de seda fina. O tom escolhido foi o azul marinho, com detalhes de renda preta em suas alças e na parte superior do busto.
Em adição ao vestido, a princesa de Gales usou um suéter de pele de ovelha em uma coloração puxada para o roxo. Como assessórios, Diana ousou a utilizar bijuterias chamativas, especialmente o colar de pérolas com uma pedra de safira como destaque central.
No quesito maquiagem e cabelo, Lady Di permaneceu com seu clássico corte curto, até nomeado midiaticamente como “The Diana Haircurt”, e optou por um batom escuro, que também realçasse o tom do vestido.
A importância do visual de Lady Di
Lady Di acompanhada de sua amiga Liz Tilberis no Met Gala de 1996 (Foto: reprodução/ Anwar Hussein/WireImage/Getty Images embed)
Para além da questão estética e fashionista que o evento representa para os convidados em geral, o look de Diana apresentava sua libertação da imagem da coroa britânica. Adjacente a humildade e carisma natural de Lady Di com a população, sua imagem de ícone fashion é considerada como algo atemporal.
Uma grande exemplificação disso é o relançamento da bolsa usada pela princesa no evento, também confeccionada pela marca Dior. Na época, o item intitulado como “Lady Dior” apresentou uma edição limitada de apenas 200 peças.