Na última terça-feira (20), o British Fashion Council revelou a lista dos indicados ao Fashion Awards 2024. O prestigiado evento acontecerá no dia dois de dezembro no Royal Albert Hall, em Londres.
Os vencedores são escolhidos por um comitê composto por aproximadamente 1.000 profissionais da indústria da moda. As categorias mais esperadas incluem Designer do Ano e Modelo do Ano, sendo esta última a mesma que consagrou a brasileira Gisele Bündchen como a melhor modelo do mundo em 1999, quando ela tinha apenas 19 anos.
Categoria de Designer do Ano
A categoria reúne os maiores nomes da moda contemporânea, com Miuccia Prada e John Galliano como os principais favoritos ao prêmio. Prada, à frente da marca que desperta o maior desejo entre os consumidores, é uma forte candidata. Galliano, por sua vez, voltou a brilhar no cenário fashion com o desfile da Margiela no início do ano, que causou grande repercussão por sua estética excêntrica e maquiagem assinada por Pat McGrath.
Gwendoline Christie desfilando para Margiela de Galliano no início de 2024 (foto: reprodução/Pierre Suu/Getty Images Embed)
Entre os outros indicados está Jonathan Anderson, da Loewe, que se destacou no último ano na cultura pop ao assinar o figurino do filme “Challengers”, além de alguns dos looks da press tour de Zendaya para o longa. Chemena Kamali, em seu primeiro ano à frente da Chloé, também foi indicada, assim como Rick Owens, com seus designs transgressores. Completa a lista Pieter Mulier, ex-braço direito de Raf Simons, que agora lidera a marca turca Alaïa.
Categoria de Modelo do Ano
O destaque da categoria é Alex Consani, a primeira mulher trans a ser indicada ao Fashion Awards. No último ano, Consani se tornou um ícone da moda graças à sua personalidade irreverente. Com vídeos engraçados que rapidamente se tornaram memes em sua conta no TikTok, ela conquistou uma legião de fãs, solidificando seu status como a nova it girl do momento.
Alex Consani estrelando a última campanha de Marc Jacobs (foto: reprodução/Instagram/@marcjacobs)
Outros nomes de destaque na categoria incluem Amelia Gray, que hoje é uma renomada modelo, mas cuja fama começou na infância, devido à participação de sua mãe no reality show The Real Housewives of Beverly Hills. Também se destacam Mona Tougaard, que já foi capa das edições britânica, francesa e italiana da Vogue; Alva Claire, que desafia os padrões de magreza extrema da moda com seu corpo curvilíneo; Anok Yai, que literalmente brilhou no tapete vermelho do MET Gala 2024 com seu look adornado com 98 mil pedras Swarovski; e Liu Wen, a primeira modelo chinesa a desfilar pela Victoria’s Secret.
Categoria inédita
A premiação deste ano inclui a nova categoria Designer de Acessórios do Ano, criada para incentivar a produção de joias, bolsas e calçados no país. Além disso, o fotógrafo norte-americano Tyler Mitchell será homenageado com o prêmio Isabella Blow de Fashion Creator do Ano.
Lista completa de indicados aos prêmios
Designer Britânica de Moda Feminina do Ano
Erdem Moralıoğlu – Erdem
Jonathan Anderson – JW Anderson e Loewe
Maximilian Davis – Ferragamo
Roksanda Ilinčić – Roksanda
Simone Rocha – Simone Rocha
Designer Britânico de Moda Masculina do Ano
Craig Green – Craig Green
Grace Wales Bonner – Wales Bonner
Jonathan Anderson – JW Anderson e Loewe
Kiko Kostadinov – Kiko Kostadinov
Kim Jones – Dior Men
Martine Rose – Martine Rose
Novo Estabelecimento de Moda Masculina
Aaron Esh -Aaron Esh
Foday Dumbuya – Labrum London
Nicholas Daley – Nicholas Daley
Priya Ahluwalia – Ahluwalia
Stefan Cooke e Jake Burt – Stefan Cooke
Novo Estabelecimento de Moda Feminina
Dilara Fındıkoğlu – Dilara Fındıkoğlu
Emma Chopoya e Laura Lowena – Chopova Lowena
Jawara Alleyne – Jawara Alleyne
Layra e Deanna Fanning – Kiko Kostadinov
Marco Capaldo – 16Arlington