Louise Trotter estreia na Bottega Veneta com mix de clássicos em Milão
Bottega Veneta inicia nova fase com Louise Trotter, combinando alfaiataria clássica e detalhes modernos, reforçando o luxo discreto na moda internacional
A Semana de Moda de Milão contou com quatro estreias de novos diretores criativos dentro das principais marcas, entre elas teve o primeiro desfile de Louise Trotter na Bottega Veneta. Nesse sábado (27), ela apresentou a nova coleção de Primavera/Verão da grife com elementos que combinam os clássicos do quiet luxury com um novo olhar sutil.
A designer britânica assumiu o cargo em janeiro de 2025, sucedendo Matthieu Blazy, que havia liderado a marca desde 2021. Trotter manteve o DNA da casa, mas adicionou sua assinatura de forma cuidadosa: peças atemporais com foco em usabilidade e sem exageros. Dessa forma, ela reforçou a nova fase de Bottega Veneta, menos espetáculo e mais consistência.
A seguir, conheça os destaques que definiram a nova coleção.
Entre o clássico e a inovação
Louise Trotter manteve a presença da alfaiataria, já característica da maison, mas apresentou novidades que surpreenderam o público e a crítica. Entre os destaques, estavam peças confeccionadas com tiras de fibras recicladas que criavam um efeito semelhante ao vidro Murano, adicionando brilho e movimento às peças conforme as modelos desfilavam.



Além disso, todos os looks eram compostos por sapatos com formatos inusitados, como, por exemplo, os tamancos de bico fino e sandálias de tiras largas com tiras intrecciato. Nos acessórios incluíram modelos clássicos como a clutch “Lauren 1980” e bolsas de estrutura mole com a linguagem visual já consolidada pela maison.



O futuro de Bottega Veneta
Com a entrada de Trotter, espera-se uma fase de continuidade moderada para a Bottega Veneta. A expectativa é que a diretora criativa mantenha os pilares visuais e produtivos já estabelecidos, mas com ajustes na direção do vestuário mais usável e funcional, elementos já apresentados no desfile.
Por ser uma diretora mulher, ela pode abrir espaço para abordagens mais alinhadas com o ponto de vista do público feminino, que também vem sendo observado como tendência em outras grandes grifes europeias.
