Marc Jacobs ganha documentário com direção de Sofia Coppola
Marc by Sofia mostra o universo pessoal de Marc Jacobs, sob a lente sensível de Coppola, em uma homenagem à moda, amizade e autenticidade
Nesta terça-feira (22), foi anunciado que Sofia Coppola será responsável pela direção de “Marc by Sofia“, um documentário que retrata a vida e carreira do estilista Marc Jacobs. A estreia mundial do filme está prevista para agosto, durante a 82ª edição do Festival de Veneza.
Coppola, reconhecida por suas produções sensíveis e intimistas, levará esse estilo ao documentário sobre o designer americano, revelando um lado mais pessoal dele. O projeto também marca o primeiro lançamento de Sofia no formato documental, embora ela já tenha dirigido fashion films para algumas marcas, como a Chanel.
O título do documentário remete à antiga linha de Jacobs, chamada “Marc by Marc Jacobs“, e reforça uma narrativa que cria uma conexão maior entre o público e o estilista. Além disso, apresentará o legado do estilista com trabalhos com estéticas desde grenge até surrealismo, e também imagens de arquivo de seus desfiles.
Conexão entre Sofia Coppola e Marc Jacobs
A amizade de longa data surgiu na década de 1990, quando Sofia era adolescente e Marc trabalhava para Perry Ellis. Ela frequentava os desfiles da marca junto com a mãe, e desde então passou a ser musa e colaboradora de Jacobs. Coppola já estrelou campanhas da marca e teve sua própria linha de bolsas na Louis Vuitton durante a direção criativa do amigo.
Em um post publicado no Instagram, Marc relata sobre a parceria com Sofia:
[Sofia] queria me conhecer e, quando nos conhecemos, foi amor à primeira vista! Não me senti atraído apenas pela aparência dela, pelo seu estilo, mas também por seus modos, seu comportamento, sua vida, suas ambições e criatividade… Ela representava tudo o que me atrai – talento, estilo, criatividade, uma ‘visão e voz’ únicas”
Marc Jacobs.

Vida e carreira de Marc Jacobs
Marc Jacobs nasceu no dia 9 de abril de 1963 em Nova Iorque, onde passou boa parte da juventude. Ele cursou Moda na Parsons School of Design, uma das mais prestigiadas nos Estados Unidos e se destacou com três honrarias: Estudante de Design do Ano, Prêmio Perry Ellis Gold Thimble e Chester Weinberg Gold Thimble Award.
Em 1989, Marc ingressou na vice-presidência da marca Perry Ellis na categoria de Moda Feminina e foi demitido da empresa em 1993 por conta do fracasso comercial da coleção grunge. Apesar do ocorrido, ele ganhou o prêmio de Designer Feminino do Ano.
Marc Jacobs durante a Semana de Moda de Nova Iorque 2016 (Foto: reprodução/Gilbert Carrasquillo/Getty Images Embed)
Em 1997, ele tornou-se o diretor-criativo da Louis Vuitton na época em que confeccionava apenas bolsas e malas e trabalhou na grife francesa por 16 anos, quando decidiu deixar o cargo em outubro de 2013. Durante sua gestão, Jacobs quadruplicou os lucros da Louis Vuitton em dez anos, sendo um dos responsáveis pelo crescimento global da grife, e adquiriu prêmios como:
- Geoffrey Beene Lifetime Achievement do CFDA
- Designer de Moda Feminina do Ano
- Designer de Acessórios do Ano
- Designer de Moda Masculina do Ano
Além dos trabalhos com a Louis Vuitton, ele também tinha sua linha secundária chamada “Marc by Marc Jacobs”, na qual tinha a intenção de tornar a moda mais acessível e atualmente está na linha principal de sua própria marca. O designer possui grande influência no mundo da moda contemporânea e é conhecido por suas produções experimentais, vindas de uma combinação entre clássico e inovação.
