Met Gala: entenda a história e as expectativas para a edição de 2024

4 min de leitura
tapete vermelho evento beneficente
Foto Destaque: cantora Rihanna no tapete vermelho do Met Gala 2023 (Reprodução/Neilson Barnard/MG23/Getty Images for The Met Museum/Vogue embed)

Na próxima segunda-feira (6), a cidade de Nova York abre espaço para um dos eventos mais fashionistas do ano – o Met Gala. Também conhecido como Baile do Met, o evento reúne diversas personalidades famosas e data o início da exposição de moda encontrada no Museu Metropolitan. Adjacente a todo o glamour, o baile tem como objetivo arrecadar fundos para o Costume Institute, departamento focado em moda e figurinos.

Neste ano, a exposição escolhida é intitulada “Belas Adormecidas: o Despertar da Moda”. Tal temática também é atribuída às vestimentas dos convidados, o que resulta em grandes expectativas acerca dos looks mais memoráveis da noite.

Breve trajetória do evento

O primeiro baile do Met aconteceu em 1948, já com a mesma finalidade beneficente que percorre até os dias atuais. Na época, a organizadora em questão era a publicitária Eleanor Lambert, também responsável pela criação da Semana de Moda de Nova York. Usando a influência de seu cargo, Eleanor conseguiu agrupar diversas parcelas da alta sociedade de Manhattan para o evento.

Entretanto, foi apenas em 1973 com Diana Vreeland, na época editora-chefe da Vogue, que o Met Gala passou a ser atrelado a cultura pop em geral. Em especial, com a adição de celebridades passando pelo tapete vermelho e apresentadores que estavam em ascensão no momento.

Em relação a periodicidade da celebração, até 1999, o Met era realizado anualmente no mês de dezembro. No entanto, neste mesmo ano, o Costume Institute perdeu um grande curador – Richard Martin. Com isso, a fim de resguardar sua memória, o baile foi reajustado para maio, ressaltando ainda o início da primavera no país.


Anna Wintour e Bill Nighy no Met Gala de 2023 (Foto: reprodução/Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty Images embed)


Desde 1995, a mentora oficial do evento é a editora-chefe da Vogue americana, Anna Wintour. Segundo especialistas, Anna é responsável por questões desde lista de presença, permitindo ou não a aparição de certas celebridades, até detalhes imprescindíveis na ornamentação e na comida que é servida durante o jantar.

O que esperar da edição deste ano

Como mencionado anteriormente, o Met Gala de 2024 terá o “despertar da Bela Adormecida” como base para a criação dos visuais. A ideia desta edição é que o público consiga revisitar e apreciar peças icônicas do Costume Institute que raramente são expostas. Desta maneira, a expectativa é de releituras de itens fashion atemporais e a forma da qual elas foram remodeladas para a atualidade.


Atriz Nicole Kidmann e cantor Keith Urban no tapete vermelho da edição de 2023 (Foto: reprodução/Taylor Hill/Getty Images embed)


Já o comando do jantar e do evento beneficente ocorrido dentro do salão do Metropolitan ficará sob comando de famosos, como Zendaya, Jennifer Lopez, Chris Hemsworth e Bad Bunny. Vale ressaltar que a lista completa de convidados pode ser compartilhada até um dia antes do evento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile