A Semana de Moda de Milão é um evento bianual realizado em fevereiro-março e setembro-outubro, que reúne as coleções das mais prestigiadas grifes internacionais. Reconhecida como uma das quatro principais semanas de moda do mundo, ao lado de Paris, Londres e Nova York, ela desempenha um papel crucial na definição das tendências globais da moda.
Em sua segunda edição no ano de 2024, a MFW começa hoje (17) e se estende ate a próxima segunda-feira (23), contando com um total de 57 desfiles presenciais.
Pontos para ficar de olho
O primeiro destaque é a marca italiana Diesel, que sempre foi um dos focos principais da temporada. Entretanto, um fator relevante deve ser considerado: a saída de Glenn Martens da direção criativa da Y/Project, grife francesa que ele comandava em paralelo à Diesel. Nas últimas temporadas, Martens vinha reduzindo seu envolvimento com a Y/Project, tendo apresentado sua última coleção pela marca em 2023. Agora, em sua primeira temporada dedicada exclusivamente à Diesel, será interessante observar os resultados e o impacto dessa transição.
Glenn Martens no último desfile da Diesel, na primeira edição de 2024 da MFW (Reprodução/Victor Virgile/Getty Images Embed)
Outro grande destaque é o retorno da The Attico às passarelas. Apesar de relativamente jovem, apenas oito anos no mercado, a marca rapidamente conquistou celebridades como Dua Lipa e Lelê Burnier, com suas peças modernas e urbanas, criadas pelas designers Giorgia Tordini e Gilda Ambrosio. Em apenas seu segundo desfile na história da Semana de Moda de Milão, a grife já gera enorme expectativa, consolidando sua presença no cenário fashion internacional.
Enquanto a The Attico retorna para seu segundo desfile na Semana de Moda de Milão, uma grande marca tradicional estará ausente nesta edição. A Giorgio Armani optou por apresentar sua coleção de Verão 2025 em Nova York, durante o evento exclusivo “One Night Only,” organizado pela própria grife. O desfile, marcado para o dia 17 de outubro, celebrará a inauguração de uma nova loja da marca na Big Apple.
Presença brasileira na MFW
A colaboração “Métier Tropical x RG Showroom” reúne duas forças distintas da indústria da moda. A Métier Tropical é uma consultoria de marketing e moda baseada no Brasil, especializada no desenvolvimento de marcas para novos mercados, com forte foco em destacar a criatividade e o artesanato do design brasileiro. Eles fornecem estratégias personalizadas para posicionar marcas internacionalmente, oferecendo serviços como marketing, branding e estratégias de vendas.
Por outro lado, o RG Showroom, fundado por Riccardo Grassi em 2012, é um showroom renomado, com sede em Milão, que apoia designers de moda emergentes e consolidados. Ele conecta marcas a compradores de mais de 70 países, desempenhando um papel crucial na promoção de coleções inovadoras em escala global.
A parceria entre essas duas empresas representa uma oportunidade significativa para as marcas brasileiras sob a tutela da Métier Tropical ganharem exposição internacional, aproveitando a vasta rede global de compradores do RG Showroom e sua reputação nas capitais mundiais da moda. Essa colaboração busca elevar a moda brasileira, combinando sua riqueza cultural com as demandas do mercado internacional.
Airton Martin, criador da Misci, ao lado de peças desenvolvidas para Janja, primeira-dama atual do Brasil (Reprodução/Miguel Schincariol/Getty Images Embed)
Entre as marcas brasileiras que estarão presentes, representadas pela Métier Tropical, estão nomes de destaque como Carlos Penna, Handred, Lenny Niemeyer, João Maraschin e Misci. Essas grifes trazem consigo a autenticidade e sofisticação do design brasileiro, mesclando tradição e inovação, e aproveitam essa colaboração para conquistar maior visibilidade no cenário internacional, ampliando suas conexões com compradores globais e solidificando o Brasil no mercado da moda de luxo.
Lineup da MFW
Terça-feira, 17 de setembro de 2024
- 15:00 Abertura do CNMI Fashion Hub
- 15:00 Fendi
- 16:30 Marni
- 18:00 Alberta Ferretti
- 19:00 Iceberg
- Milano Moda Graduate
Quarta-feira, 18 de setembro de 2024
- 09:30 Antonio Marras
- 10:30 Luisa Beccaria
- 11:30 Boss
- 12:30 Marco Rambaldi
- 14:00 Jil Sander
- 15:00 Daniela Gregis
- 16:00 Del Core
- 17:00 Onitsuka Tiger
- 18:00 N°21
- 19:00 Roberto Cavalli
- 20:00 Etro
Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
- 09:30 Max Mara
- 10:30 Genny
- 11:30 Philosophy di Lorenzo Serafini
- 12:30 Anteprima
- 14:00 Prada
- 15:00 Federico Cina
- 16:00 Tokyo James
- 17:00 MM6 Maison Margiela
- 18:00 Moschino
- 19:00 GCDS
- 20:00 Emporio Armani
- 21:00 Emporio Armani
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
- 09:30 Tod’s
- 10:30 Phan Dang Hoang
- 11:30 Sportmax
- 12:30 Calcaterra
- 14:00 Vivetta
- 15:00 Gucci
- 16:00 Missoni
- 17:00 Sunnei
- 18:00 Elisabetta Franchi
- 19:00 Assegnato
- 20:00 Versace
Sábado, 21 de setembro de 2024
- 09:30 Ferrari
- 10:30 Ermanno Scervino
- 11:30 Ferragamo
- 12:30 Luisa Spagnoli
- 13:30 Bally
- 14:30 Dolce&Gabbana
- 16:00 Diesel
- 17:00 The Attico
- 18:00 Laura Biagiotti
- 19:00 Aniye Records
- 20:00 Bottega Veneta
- 21:00 Philipp Plein
Domingo, 22 de setembro de 2024
- 10:00 Susan Fang apoiada por Dolce&Gabbana
- 11:00 Andreadamo
- 12:00 Hui
- 14:00 Avavav
- 15:00 Francesca Liberatore
- 16:00 Assegnato
- 17:00 Rave Review
- 18:00 Chiccomao
- CNMI Sustainable Fashion Awards 2024
Segunda-feira, 23 de setembro de 2024
- 10:00 Defaience por Nicola Bacchilega – Digital
- 11:00 Jacob Cohën – Digital
- 12:00 Assegnato – Digital
Agora, é só aguardar para descobrir as novas tendências da temporada de verão do próximo ano. Com a Milão Fashion Week 2025 oferecendo uma visão das inovações e estilos futuros, a expectativa é alta para ver como essas propostas irão influenciar o mundo da moda nos meses seguintes.