Nessa quinta-feira (19), a Montblanc apresentou um jantar especial em meio aos preparativos para a Semana de Moda Masculina de Milão. Em Milão, na Itália, os convidados prestigiaram o primeiro desfile da marca e assistiram a filme do diretor americano, Wes Anderson.
Em uma experiência imersiva, os convidados embarcaram em um trem customizado na Estação Central de Milão com destino à Squadra Rialzo, antigo galpão ferroviário transformado em saguão. Eles chegaram ao local, assistiram à curta-metragem Let’s Write, que marca a segunda colaboração entre o diretor e a Montblanc, e a marca alemã os surpreendeu com seu primeiro desfile.
Convidados no jantar da Montblanc em Milão, Itália (Foto: reprodução/Vittorio Zunino Celotto/Getty Images Embed)
Desfile marca personalidade e leveza
Durante o jantar, as luzes se apagaram para iniciar o desfile. As peças assinadas por Marco Tomasetta, diretor criativo da Montblanc, foram caracterizadas por couro em paletas vibrantes, que remetiam à leveza e fluidez. Além disso, o grande destaque das produções foram os acessórios.



Em comunicado oficial, o diretor criativo diz:
Os arquivos da Montblanc me inspiram a buscar constantemente maneiras novas e originais de aproximar o mundo da escrita das pessoas e de seus corações. Esta expressão da herança Montblanc é a mais íntima até agora – algo que se carrega no corpo e que literalmente se torna parte de quem somos.”
Marco Tomasetta



Embora a Montblanc tenha ousado ao apresentar um desfile, os representantes afirmam que não há planos em ingressar no universo fashion. Mesmo assim, o jantar é um momento histórico para a grife por conectar a moda com o cinema e mostrar um outro lado da marca, revelando outra faceta com sua identidade presente.
Let’s Write: curta-metragem de Wes Anderson
O filme apresentado no evento é ambientado em Montblanc Observatory High‑Mountain Library, uma estação de trem à fantasia no alto de uma montanha coberta de neve. Os personagens interpretados por Wes Anderson, Rupert Friend e Michael Cera estão em uma jornada que mistura humor e literatura, mostrando uma viagem poética. A curta está disponível para assistir no YouTube.
Para conectar com a marca, o diretor americano apresenta as canetas da Montblanc como um meio de expressão pessoal, passando uma mensagem metafórica: escrever uma história para criar novas realidades. No desfile, as peças fazem parte da narrativa visual desse universo, e reforça que a união entre moda e cinema é uma estratégia para exibir novas identidades.