Na última sexta-feira (01), a Vogue Brasil anunciou em seu Instagram a morte de um dos maiores ícones do mundo da moda, Iris Apfel. A notícia de seu falecimento foi revelada em seu perfil do Instagram, mas não teve sua causa exposta. Iris ficou conhecida mundialmente aos 84 anos, quando o Museu de Arte Metropolitana de Nova York a convidou para gerenciar uma exposição. De nome “Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Collection”, as obras expostas alavancaram a carreira de Apfel.
A história de vida de Iris Apfel
Iris Barrel Apfel nasceu em 29 de agosto de 1921, em Nova York. Em 1950, juntamente com seu marido, Carl Apfel, iniciou a carreira no ramo têxtil e a empresa Old World Weavers foi vendida em 1992, mas antes prestou serviços muito importantes, um deles sendo à Casa Branca. Quando se aposentou, a ícone fashion quis curtir sua aposentadoria vivendo a vida sem filtros. Iris e Carl nunca tiveram filhos e permaneceram juntos até 2015, quando a morte do parceiro aconteceu.
Em 2018, Apfel publicou sua biografia de muito sucesso intitulada “Iris Apfel: Accidental Icon”, o que originou na inspiração de uma boneca Barbie inspirada em sua imagem.
O impacto de Apfel no mundo da moda
Dando origem à diversas coisas, Apfel criou sua marca registrada apresentando um estilo excêntrico de roupas, quase sempre com os óculos de fundo de garrafa, que sempre se assemelhavam à sua imagem. Se autointitulava como “Starlet geriátrica” e teve um grande sucesso, já tendo sido inspiração para uma linha de maquiagem da MAC, sapatos da Jimmy Choo, campanha para a Coach, entre outros diversos trabalhos. Iris Apfel teve um documentário inspirado em sua vida, que foi lançado no ano de 2014.
Matéria por Sophia Naipe (Lorena – R7)