Paris celebra moda masculina com volta da Saint Laurent e estreia da Kartik Research
A Paris Fashion Week masculina irá celebrar o retorno da Saint Laurent e mais outras cinco marcas de referência. Além disso, a Kartik Research fará sua estreia nos desfiles. A temporada parisiense de moda masculina acontecerá na última semana de junho, entre os dias 24 e 29. A Saint Laurent volta à temporada oficial de […]
A Paris Fashion Week masculina irá celebrar o retorno da Saint Laurent e mais outras cinco marcas de referência. Além disso, a Kartik Research fará sua estreia nos desfiles. A temporada parisiense de moda masculina acontecerá na última semana de junho, entre os dias 24 e 29.
A Saint Laurent volta à temporada oficial de moda masculina após várias temporadas de ausência. Anteriormente, a Maison organizou o último desfile de moda masculina durante a temporada de alta-costura parisiense, em janeiro. Nos últimos anos, a maison optou por se apresentar fora da Cidade da Luz, para mostrar suas coleções em locais como a Itália e Estados Unidos.
Propriedade da Kering, a Saint Laurent apresentará seu desfile na terça-feira de abertura, dia 24, a apenas três horas do desfile da Louis Vuitton. De acordo com o calendário divulgado na sexta-feira (23), a temporada de seis dias contará ainda com as estreias das marcas Craig Green, Dries Van Noten, Etudes Studio e Wales Bonner.
O calendário foi divulgado pela Fédération de la Haute Couture et de la Mode (Federação de Alta Costura e Moda, em português), órgão máximo da moda francesa.
Estreias e retornos na Paris Fashion Week
Além da Kartik Research, outra grande estreia será a da IFM, prestigiada escola de moda parisiense. Ela apresentará seu primeiro desfile conjunto como parte do calendário masculino. Além disso, a temporada conta ainda com as estreias de Camiel Fortgens Camperlab e a marca brasileira P. Andrade.
Mais quatro outras marcas estarão de volta à temporada francesa: Bed j.w. Ford, Bode, Mr. Saturday e Namesake. Ao todo, o calendário oficial inclui 40 desfiles e 30 apresentações.
Kartik Research na Semana de Moda de Paris SS25 (Foto: reprodução/Instagram/@kartikresearch)
Além disso, a sala de exposição Sphere, incubadora de moda apoiada pela FHCM e instalada no Palais de Tokyo, apresentará dois novos talentos, Mouty e Victor Clavelly. Outras cinco marcas estarão de volta: Cachí, La Cage, C.R.E.O.L.E., Lazoschmidl e Ouest Paris.
Nestes seis dias de desfile, grandes marcas como Dior e Hèrmes farão suas apresentações, além de marcas vanguardistas de renome, como Comme des Garçons, Yohji Yamamoto e Rick Owens, e marcas populares como Willy Chavarria, AMI e Kolor.
Anúncio da temporada SS2026 da Paris Fashion Week (Vídeo: reprodução/Instagram/@parisfashionweek)
Entrevista com Pascal Morand
O site Fashion Network entrevistou Pascal Morand, presidente executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM). Ao ser perguntado sobre Paris manter um apelo forte junto aos designers e grifes de moda, Morand respondeu ao Fashion Network:
“O apelo da Paris Fashion Week deve-se a vários fatores. Em primeiro lugar, decorre da presença das maisons mais emblemáticas, bem como de marcas emergentes promissoras. Estas marcas operam no centro de um ecossistema que reúne um vasto leque de competências. […] A Fédération e a sua comissão executiva estão ativamente empenhados no sucesso deste evento multifacetado”.
Pascal Morand
Pascal Morand é economista e atua como presidente executivo da FHCM desde 2016, assumindo o cargo que antes foi de Stephane Wargnier. Ele possui o título honorário de Professor Emérito na Ecole Superieure de Commerce de Paris (ESCP). Os artigos e trabalhos dele centram-se especialmente na inovação, no design e na moda, bem como nas relações entre economia e cultura.
