“Patchwork”: tendência promete voltar com tudo para o mundo da moda

3 min de leitura
Foto destaque: Coleção de designs de Nigel Xavier (foto: reprodução/Instagram/@nigelxavier)

Durante o último inverno gringo, a tendência patchwork ganhou destaque com aplicação principalmente em casacos e calças. A técnica é uma das mais antigas no mundo da moda, vinda do Antigo Egito e consiste na costura de diversos tipos de tecidos e retalhos de cores diferentes, criando padrões únicos, aproveitando sobras de tecidos.

O patchwork além de ser inovador, é extremamente eficiente quando se trata de redução de lixo e sustentabilidade. Se tornou uma das alternativas ideais para quem procura incorporar a moda upcycling no seu dia a dia e se desvincular da cultura fast fashion. Esta técnica de costura também é uma forma de valorização do trabalho artesão, visto que os retalhos são escolhidos e costurados à mão.


Colcha de retalhos; exemplo de tecidop com “Patchwork” (Foto: reprodução/Grafitti Artes)

Apesar de ser uma técnica antiga, suas peças conseguem ser super atuais, se adequando à diversas peças e formatos, desde cobertores até conjuntos de casaco e calça. O estilista Nigel Xavier se destacou como um dos principais nomes no mundo da moda quando o assunto é patchwork. O californiano ficou conhecido após ganhar a segunda temporada do reality show de moda da Netflix, Next In Fashion, apresentado por Tan France e Gigi Hadid.

Conhecido atualmente como “mago do jeans”, Nigel se destacou por todas suas peças serem trabalhadas com a técnica patchwork, onde costura principalmente o jeans e transforma em todos tipos de peças imagináveis, como sofás e poltronas.


Nigel Xavier com seus designs (Foto: reprodução/Instagram/@nigelxavier)

Além da proposta upcycling, o patchwork é um grande aliado do street style, por questões sociopolíticas e de estilo. Como a costura consiste na remenda de retalhos, tornou-se uma técnica bastante utilizada em periferias para consertar roupas e fazer novas sem precisar gastar. Atualmente, também é considerada extremamente versátil, podendo combinar diversas estampas, padrões, tamanhos e cores diferentes, do mais simples ao mais ousado.


Sara Camposarcone para Paris Fashion Week (Foto: reprodução/Instagram/@saracamposarcone)

Pode-se dizer que o patchwork é uma das técnicas mais completas da moda, além de seus propósitos de sustentabilidade e versatilidade, carrega a inclusividade, por ser acessível, simples e suscetível a qualquer tipo de estilo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile