Princesa Diana: relembre 6 looks marcantes e entenda o seu impacto na moda

Anna Luiza Santos Por Anna Luiza Santos
6 min de leitura
Foto destaque: Princesa Diana no dia de seu casamento, em 21 de julho de 1981 (Reprodução / Getty Images Embed)

Com seu carisma, humildade, trabalho filantrópico e ousadia, a Princesa Diana transformou a imagem da Família Real, desde seu casamento com Charles até seu falecimento precoce em agosto de 1997. Ao mesmo tempo que desafiava as normas da realeza, ela desenvolvia o seu estilo e se comunicava através dos looks.

Ela usou peças de designers famosos como Versace e Catherine Walker em eventos, investindo no estilo preppy e em vestidos midi. A nova geração pôde conhecer mais e se inspirar nos seus looks do dia a dia através de produções como a série “The Crown” e o filme “Spencer”, que destacam a sua identidade fashion.

27 anos após a sua morte, confira como a eterna Princesa de Gales impacta a geração atual com o seu legado no mundo da moda.

1981

O anúncio do noivado de Charles e Diana em fevereiro de 1981 foi marcado pelo uso predominante do tom azul. O anel de noivado, que mais tarde seria usado por Kate Middleton, complementava o azul do lápis de olho da Princesa e do conjunto que ela escolheu para a ocasião. Essa escolha transmitiu a graciosidade e a elegância que eram esperadas da realeza naquele momento histórico.


Lady Di e Príncipe Charles no anúncio de casamento no Palácio de Buckingham (Foto: reprodução/ Vogue/ Tim Graham)

1981

Na cerimônia especial de casamento, Lady Di usou um vestido de seda e tafetá criado pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel. A peça tinha mangas bufantes de renda, um véu mais longo que a cauda e era bordado à mão com mais de 10.000 pérolas, garantindo que ninguém jamais chegaria perto de replicar o visual deslumbrante da noiva.


Princesa Diana e Príncipe Charles em seu casamento (Foto: reprodução/ Vogue)

1985

Entre os looks inesquecíveis, vale destacar o vestido que ela usou para dançar com o John Travolta nos Estados Unidos. O vestido era um longa de veludo azul-marinho com decote ombro a ombro, assinado por Victor Edelstein, o designer favorito da Princesa. A peça foi usada em um evento de gala na Casa Branca, recepcionado pelo Presidente dos Estados Unidos na época, Ronald Reagan, onde Lady Di foi a convidada de honra.


Esbanjando simpatia e classe, o vestido da Princesa chamou a atenção de todos (Foto: reprodução / Pool Photograph/ Corbis)

1994

Em 1994, o Príncipe Charles – hoje Rei – revelou em uma entrevista na televisão que estava tendo um caso extraconjugal com a Duquesa Camilla (e hoje, esposa de Charles). E foi logo após descobrir a traição do marido que Diana entregou um de seus looks mais memoráveis: o revenge dress.

Em vez de evitar a mídia, Diana assumiu o controle da situação ao fazer sua primeira aparição pública após o escândalo. Em um evento da Vanity Fair, ela investiu em um minivestido preto justo e decotado, desenhado pela designer grega Christina Stambolian. No dia seguinte, o assunto das manchetes não era o fim do seu casamento, mas sim,  a sua “vingança” comunicada através desse vestido.


O vestido da vingança estampou a capa dos jornais da época. (Foto: reprodução/ Getty Images Embed)


Os especialistas fashion dividem o estilo da Princesa em dois momentos: durante o casamento e após o escândalo do divórcio. Diana tinha apenas 20 anos quando se casou e ela foi fiel a estilista Catherine Walker, contando com mais de mil peças da estilista no acervo dela. A Catherine é apontada por trazer uma Diana mais madura e com um estilo de acordo com os costumes da monarquia.

Após o divórcio, ela começa a escolher estilistas mais badalados, como Dior, Versace, Christian Lacroix, ao mesmo tempo que investe em um estilo mais casual, usando jeans, o que membros da realeza não poderiam, quebrando protocolos da época e comunicando o desejo de liberdade feminina.

1995

As últimas tendências da nova geração também vieram da Princesa Diana. A bermuda biker com o moletom é uma combinação que ela usou bastante e hoje é popular entre it-girls como a Hailey Bieber. Diana usava esse look com moletom para tentar despistar os paparazzi, para passar despercebida pela falta de extravagância e não render cliques para os fotógrafos.


Despojado e atemporal, essa combinação é tendência até hoje (Foto: Reprodução/ Getty Images Embed)


1996

Recém divorciada,  Diana enviou uma mensagem ao mundo ao optar por um slip dress de seda escura criado por John Galliano para Dior, simbolizando sua liberdade das restrições da realeza. Ela solicitou ao designer uma versão personalizada de um vestido azul meia-noite de sua primeira coleção para a maison. Complementando seu look, ela carregava a bolsa Lady Dior, uma de suas preferidas.


Princesa Diana no MET Gala 1996 (Foto: Reprodução/ Vogue)

Em 1997, Diana morreu vítima de um acidente de carro em Paris. O motorista dirigia em alta velocidade para fugir dos paparazzi que a perseguiam, perdendo o controle da direção em um túnel. Mesmo depois de 27 anos do seu falecimento, seu legado na moda continua sendo transmitido para várias gerações.

Seguir
Jornalista em formação, redatora e pesquisadora em cultura e identidade.
Deixe um comentário

Deixe um comentário