Animale talvez seja um dos nomes mais conceituados no cenário da moda nacional. Fundada no início dos anos 90, a etiqueta carrega os significados de luxo, força e autenticidade em suas peças, e em 2019, com o intuito de aumentar seu alcance, depois de 28 anos de excelência no mercado, foi lançada a Animale ORO, a linha de jóias da marca.
Essa, desde do começo deste ano, passa por um processo de renovação com o surgimento de uma necessidade de atrair um público mais jovem, e a resposta para esse problema foi anunciada em março: a contratação para diretor criativo do designer de jóias italiano Raffaele Petruzzelli.
Carreira marcada por grandes sucessos
A trajetória profissional de Raffaele Petruzzelli é marcada por muitos nomes de peso para quem acompanha o mercado: de Fendi, trabalhando lado a lado com Karl Lagerfeld, até Alexander McQueen e Chloè, o italiano alavancou seu nome pelo bom gosto e inovação de um criador que começou sua paixão pela joalheria ainda quando criança.
Em constante busca por novidades, o italiano iniciou sua carreira como arquiteto e só depois cursou joalheria no “Istituto Europeo di Design” (IED). Após o fim de sua caminhada acadêmica, trabalhou com Lagerfeld na criação de jóias para os desfiles da Fendi, apenas aos 24 anos.
Em 2011, se mudou pela primeira vez para o Brasil, quando também teve seu primeiro contato com Claudia Jatahy, sócia fundadora da Animale. A parceria durou até 2017, quando Raffaele voltou para a Itália, passando por grifes como Alexander McQueen e Chloè.
De volta a terras tropicais
O período afastado do solo brasileiro não durou muito. No início deste ano, o italiano foi convidado novamente pela Animale para assumir o braço da marca no ramo da joalheria. “Quero triplicar as vendas da Animale ORO. E também conhecer a Gisele Bündchen, quem sabe? (risos)”, disse Rafaelle quando perguntado sobre seu futuro nesse novo cargo.
Como primeira cartada para o sucesso, Raffaele resolveu apostar em uma tendência já conhecida pelas jovens europeias: pulseiras soldadas. Os acessórios serão fabricados em uma máquina originalmente italiana, trazida diretamente para a realização do processo. A marca, em concordância com o designer, está em busca de um grupo de consumidores mais fresh, por isso irá continuar apostando em joias mais minimalistas.
Os lançamentos das peças estão previstos para agosto no Rio de Janeiro, e no mês seguinte, setembro, em São Paulo.