Na manhã do dia 23 de janeiro, Los Angeles recebeu o aguardado anúncio dos nomeados para o Oscar 2024. Os apresentadores Zazie Beetz e Jack Quaid revelaram os escolhidos, transmitindo o evento ao vivo no canal do Oscar no YouTube e no Oscar.com. A 96ª edição, marcada para 10 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles, promete uma celebração da excelência cinematográfica. Neste contexto, confira agora os cinco filmes que estão concorrendo na categoria de Melhor Figurino, oferecendo uma visão aprofundada de suas contribuições
Barbie
Jacqueline Durran, premiada com um Oscar em 2013 por seu trabalho em “Anna Karenina”, emergiu novamente como uma forte candidata. Responsável pelos figurinos de “Barbie”, Durran mergulhou no universo da icônica boneca, trazendo referências vintage com colaboração da Chanel. Seu destaque no Critics Choice Awards deste ano a posiciona como favorita na categoria.
Assassinos da Lua das Flores
Jacqueline West, indicada quatro vezes ao Oscar, impressiona com seu trabalho em “Assassinos da Lua das Flores”, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio. Ambientado na década de 1920 em Oklahoma, West destaca-se pela atenção aos detalhes ao retratar as roupas da comunidade indígena Osage durante uma série de misteriosos assassinatos.
Napoleão
Dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Joaquin Phoenix, “Napoleão” aborda a ascensão do comandante militar francês. Janty Yates e David Crossman, responsáveis pelo figurino, enfrentaram o desafio de recriar a grandiosidade da Era Napoleônica, produzindo cerca de 4 mil trajes militares para cenas de batalha.
Oppenheimer
Ellen Mirojnick destaca-se na categoria com seu trabalho em “Oppenheimer”, filme dirigido por Christopher Nolan que lidera as indicações. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o filme narra a trajetória do físico J. Robert Oppenheimer. Mirojnick, em entrevista ao Awards Radar, compartilha a busca pela autenticidade solicitada por Nolan, combinada com um toque de originalidade.
Pobres Criaturas
Protagonizado e produzido por Emma Stone, “Pobres Criaturas” apresenta Holly Waddington como figurinista. A história, ambientada na era vitoriana, foge dos estereótipos de drama de época ou ficção científica. Waddington, em entrevista ao New York Times, destaca a abordagem única de Yorgos Lanthimos. O filme está programado para estrear nos cinemas em 1º de fevereiro.
Matéria por Karen Alves (Lorena R7)