Schiaparelli abre Semana de Moda de Paris com coleção futurista

Entre passado e futuro, Schiaparelli abre a Semana de Moda de Paris com peças que resgatam memórias e apontam caminhos para o novo

07 jul, 2025
Foto descrição: Modelo durante desfile da Schiaparelli (Reprodução/Schiaparelli)
Foto descrição: Modelo durante desfile da Schiaparelli (Reprodução/Schiaparelli)
Modelo durante desfile da Schiaparelli

Nesta segunda-feira (07), o dia amanheceu com estilo na França. Para abrir a Semana de Moda de Paris, Schiaparelli apresentou um desfile surrealista intitulado de “Back to the Future” sob direção criativa de Daniel Roseberry, contendo looks experimentais e teatrais.

O nome da coleção, que em português significa “de volta ao futuro”, propõe uma ligação entre o que já passou e o que ainda está por vir. Roseberry convida o público a imaginar um mundo sem telas, mas mantendo uma visão revolucionária. Ao falar sobre a nova criação de Schiaparelli, ele comenta:

Esta coleção é dedicada àquele período, quando a vida e a arte estavam à beira do precipício: ao acaso da elegância e ao fim do mundo como o conhecíamos.”

Daniel Roseberry

As peças apresentadas no desfile são uma mistura entre o surrealismo presente na marca e a sobriedade da proposta criativa da coleção de Outono/Inverno. Daniel mostra uma exploração diferenciada na marca; em vez da famosa silhueta com espartilho, ele exibe produções dramáticas que definem a cintura e os quadris.


Desfile da Schiaparelli na Semana de Moda de Paris (Vídeo: reprodução/Instagram/@schiaparelli)


Passado inovador: peças tradicionais com olhar futurista

Nas produções a seguir, vemos um casaco de tule transparente com gola de pele e detalhes de fios prateados no busto e na bainha da manga. O casaco da modelo está sobre uma calça de cintura alta de cetim. Já no segundo look, a modelo utiliza uma jaqueta de manga curta feita com lã e possui bordados perolados. O visual dela também conta com saia lápis preta e luvas de veludo, além de um chapéu futurista como complemento.



Roseberry investiu em peças de lã, mas em estilos e propostas diferentes. Enquanto a produção anterior mostrava um toque levemente moderno, na imagem a seguir ele mostra o tecido em um visual clássico. A jaqueta de mangas possui bordados, strass e lantejoulas, e possui definição na cintura, além de ser combinada com uma saia lápis. Já no look seguinte, a modelo está com vestido de cetim com transparência nos quadris e é complementada por um colar constelação inspirado na Apolo de Versalhes da maison.



O Apolo de Versalhes também está presente em outra peça da coleção. A modelo está com uma capa de tule transparente com o símbolo emblemático, feito em pérolas prateadas, lantejoulas e strass. Por baixo, ela usa uma saia de tule transparente preto e complementa o visual com luvas de veludo. Na produção surrealista seguinte, a modelo está com uma jaqueta prateada envernizada, realçada por ombreiras e com luvas de cetim.



A coleção da Schiaparelli propõe um diálogo entre moda, passado e futuro, explorando como referências históricas podem se transformar em novas possibilidades. Ao revisitar formas, tecidos e símbolos, Daniel Roseberry mostra que a moda é um espaço em constante movimento, onde tradição e inovação caminham lado a lado.

Mais notícias