Semana de Moda de Copenhague se inicia nesta segunda-feira

Waldelany Costa Por Waldelany Costa
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Foto de Destaque: evento sustentável do mundo da moda (Foto: reprodução/Instagram/@voguebrasil)

Como parte de um ambicioso plano de ação de três anos, Copenhague se tornou a primeira grande Semana de Moda a assegurar que suas marcas levassem a sustentabilidade em conta, tornando-se a mais sustentável do mundo.

Copenhague inova e se consagra como referência em moda sustentável

Começa na segunda-feira (5), mais uma edição da semana de moda de Copenhague, que vai até sexta-feira (9) de agosto e tem despertado cada vez mais a atenção da indústria da moda. Não é uma fashion week como outras: isso ocorre porque o evento segue os requisitos mínimos de sustentabilidade, exigidos para todas as marcas que desejam expor. A partir desta estação, novas regras foram introduzidas, incentivando as empresas a adotarem práticas menos impactantes no ambiente de trabalho, desde a produção até a comercialização, e também incentivando a igualdade e diversidade no ambiente de trabalho.

O primeiro passo é diminuir o impacto ambiental da semana de moda em si. Todas as emissões operacionais de carbono são proibidas.


Evento sustentável do mundo da moda
Evento sustentável do mundo da moda (Foto: reprodução/Instagram/@voguebrasil)

A segunda etapa mais intricada da estratégia consiste em implementar políticas de sustentabilidade rigorosas para todas as empresas. No final de 2023, na Semana de Moda de Copenhague garantiu que seus estilistas cumprissem 17 requisitos mínimos, incluindo a utilização de pelo menos 50% de tecidos orgânicos certificados, reciclados ou reutilizados em todas as coleções, além da utilização de embalagens sustentáveis e cenografia sem desperdício durante os desfiles.


Evento sustentável do mundo da moda
Desfile sustentável em Copenhague (Foto: reprodução/Instagram/@voguebrasil)

Durante o desfile

A grife dinamarquesa Carcel, que usa materiais naturais e emprega mulheres presas no Peru e na Tailândia para fazer suas peças de vestuário, fez sua estreia na Copenhague Fashion Week. Rejeitando o formato tradicional da passarela, a grife não exibiu nenhuma peça de roupa, preferindo uma instalação de vídeo para destacar os principais problemas da indústria. No final do desfile, os convidados foram chamados à passarela para enfatizar o papel que devem desempenhar na realização de mudanças reais.

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