Sutiã de cone: saiba a história por trás da criação da peça icônica de Madonna

4 min de leitura
Foto destaque: Sutiã de cone: saiba a história por trás da criação da peça icônica de Madonna (reprodução/Getty Images Embed)

A cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária Madonna é uma das artistas mais referenciadas e reconhecidas mundialmente. A artista foi transgressora e precursora de movimentos na música e sempre transpareceu uma mensagem bem clara não somente com sua música, mas também com seus looks e performances. Por isso, além de uma diva pop ela se tornou uma referência no mundo da moda, sendo sua peça mais icônica o famoso sutiã em formato de cone.


Madonna usando sutiã de cone em apresentações (Foto: reprodução/Kypros/Getty Images Embed)


Durante a sua turnê  intitulada “Blonde Ambition Tour”, que aconteceu no ano de 1990, a cantora apareceu pela primeira vez com a peça. Foi durante a apresentação da música “Express Yourself” que a diva surgiu vestindo um corset rosado com um sutiã de cone.


Embed from Getty Images

Detalhes da peça de corset e sutiã de cone usado por Madonna originalmente (Foto: reprodução/Shirlaine Forrest/Getty Images Embed)


Jean Paul Gaultier e a origem do sutiã

A peça foi originalmente pensada pelo designer e criador da marca de mesmo nome, o francês Jean-Paul Gaultier. O designer sempre se inspirou nos cabarés, no universo das performances e na estética teatral para a criação de sua marca homônima. Os cones já fizeram parte de outros designers da grife, como o frasco de um perfume. 

Mas o sutiã de cone usado por Madonna tem uma história curiosa por trás. Jean já contou que quando era mais novo, fez um sutiã do tipo para seu ursinho de pelúcia, antes mesmo de pensar em criá-lo para Madonna. O estilista disse em um programa escocês que seus pais não o deixavam ter bonecas, então o ursinho acabou sendo sua “primeira musa”. 

Além das inspirações já citadas, os sutiãs das garotas pin-up dos anos 50 também serviram de base para a criação. Em pleno anos 90 aparecer daquela forma foi um escândalo, tendo em vista os códigos de vestimenta da época. Sabendo disso, o figurino utilizava uma peça símbolo da opressão e controle ao corpo feminino (o corset) e a transformava em um item fashion, com referência de moda, transparecendo a personalidade, ousadia e sensualidade de Madonna e de tantas outras mulheres modernas.


Madonna posando com looks da Celebration Tour (Foto: reprodução/Instagram/@madonna)

Celebration tour

Após anos sem criar, Jean-Paul voltou à ativa recentemente somente para recriar sua obra em parte dos looks de Madonna para a “Celebration Tour”, que se encerra em um show gratuito no dia 4 de maio no Brasil, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. A turnê que comemora as mais de 4 décadas de carreira da diva é a décima segunda turnê da cantora que visitou a América do Norte, Europa e América do Sul em 81 shows.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile