Estilista Tom Ford completa 64 anos
Aos 64 anos, o estilista ainda é um dos mais queridos e aclamados no mundo da moda. Nascido em 1961, no Texas, Thomas Carlyle Ford sempre demonstrou interesse pelo mundo das artes. Primeiro começou uma faculdade de arquitetura, mas logo viu que sua paixão era a moda, foi então que se mudou para Europa e […]
Aos 64 anos, o estilista ainda é um dos mais queridos e aclamados no mundo da moda. Nascido em 1961, no Texas, Thomas Carlyle Ford sempre demonstrou interesse pelo mundo das artes. Primeiro começou uma faculdade de arquitetura, mas logo viu que sua paixão era a moda, foi então que se mudou para Europa e em 1990 foi contratado pela Gucci, em 94, já era o diretor criativo da marca e a moda nunca mais foi a mesma.
Passagem pela Gucci
Tom Ford começou como diretor criativo da Gucci em um momento em que a marca estava em decadência, foi então que o desfile de 1995 mudou o jogo: os desfiles da marca passaram a ser extremamente sensuais.
Neste primeiro desfile, a primeira modelo a entrar usava uma calça de veludo preta e uma camisa de seda verde desafiadoramente aberta, esse era só o começo do então desfile mais sexy já feito pela Gucci. Com muitas cores e veludo, a marca também apresentou modelos menos reveladores, cores sóbrias, paletós acinturados e calças ajustadas. Mesmo assim, a aura sensual que Ford tanto queria permaneceu.
Outros momentos marcantes daquele ano foi quando em imagens da campanha da Gucci temos um jovem ajoelhado diante de um “G” depilado na vulva de uma modelo ou quando um modelo com o torso nu segurava um cinto como um falo: esse era o apelo de Tom Ford.
Em 2023 o estilista revelou o que diz às modelos antes dos desfiles da Gucci: “Eu dizia às modelos ao microfone- depois de já ter tomado uns drinques: ‘Quando vocês entrarem na passarela, todo mundo nesta sala tem que querer transar com vocês. Todo mundo”.
Kate Moss desfilando para Gucci em 1995 (Foto: reprodução/Vitor Vigile/ Getty Imagens Embed)
Polêmicas na moda
Tom Ford deixou a grife italiana em 2005 e abriu a sua própria marca, onde a sensualidade tradicional do estilista não foi deixada de lado. Porém, apesar do sucesso da marca e de sua persona, Ford ainda recebeu diversas críticas ao longo da carreira.
Teve quem o acusasse de objetificar as mulheres, acusações que o estilista sempre rebateu, alegando que expor a sexualidade feminina era dar poder às mulheres, colocando-as em posição ativa e não submissa.
Em 2015, o estilista também respondeu às acusações com a seguinte fala: “Fui criticado por objetificar as mulheres. Mas sou um objetificador que proporciona igualdade e oportunidades – tenho o mesmo prazer em objetificar os homens.”
Tom Ford apesar de ter algumas falas polêmicas, continua sendo um dos estilistas mais icônicos e celebrados da atualidade. Hoje, aos 64 anos, não atua mais como diretor criativo de nenhuma marca, mas seu legado para o mundo da moda jamais será esquecido.
