Em 2024, o mundo vivenciará um dos maiores movimentos esportivos já criado: as Olimpíadas. Ocorridas de 4 em 4 anos, a nova edição terá como sede a cidade de Paris, na França – que já foi palco para do evento em 1924. Com data de início para o dia 26 de julho, cada país encontra-se em seus preparativos para os uniformes oficiais.
A marca streetwear Pigalle foi a grande escolhida para confeccionar as roupas das delegações francesas. Com a assinatura do estilista Stéphane Ashpool, as peças começaram a ser compartilhadas na última quinta-feira (14).
A conexão de Ashpool com o universo das olimpíadas
Mesmo com o esboço completo e as fotos de divulgação, Stéphane relevou em entrevista para o veículo GQ que ainda há possibilidades de singelas modificações e ajustes nos modelos futuramente usados pelos atletas.
Estou mais na fase em que nada está feito, ainda. Ainda estou no meio do jogo. Sei que as pessoas vão usá-lo e acho que, no meio dos jogos, poderei respirar
Stéphane Ashpool
Sua jornada com os jogos de Paris 2024 teve início em 2021, ao receber uma mensagem da Le Coq Sportif – empresa que confeccionou as peças para as delegações francesas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
Como processo de avaliação e pesquisa para o desenvolvimento do projeto, o desginer teve a oportunidade de conversar com cerca de 30 atletas na época para entender a essência que eles gostariam de passar com seus trajes. O objetivo central do estilista é apresentar toda a jornada dos atletas que passarão pelos pódios e arenas do evento.
Já familiarizado com o universo da mesclagem do streetwear com o vestuário esportivo por meio de parceiras com marcas Nike, Ashpool abusou de diversos experimentos de tecidos e materiais para a criação dos uniformes.
Detalhes dos uniformes
Com uma estampa gradiente nas cores azul, vermelha e branca – tons oficiais da bandeira da França – Ashpool conseguiu tornar os trajes modernos e sofisticados. Nas roupas de apresentação da equipe de ginástica rítmica, por exemplo, é possível ver materiais como tule e pedrarias para um maior glamour nas apresentações.
Vale ressaltar também os protetores faciais dos atletas da esgrima, os quimonos dos profissionais do judô e até o colorido no skate dos skatistas – todos os detalhes muito bem pensados para cada esporte específico.
A prévia dos uniformes foi transmitida durante o Paris Fashion Week das últimas semanas e deixou uma primeira impressão positiva acerca da coleção como um todo.