Valentino anuncia Alessandro Michele como seu novo diretor criativo

Fernanda Eirão Por Fernanda Eirão
4 min de leitura
Foto destaque: Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino (Reprodução/Instagram/@alessandro_michele)

A grife de luxo Valentino tem um novo diretor criativo. O anúncio veio através do Instagram oficial da marca nesta quinta-feira (28). Alessandro Michele ficou famoso por seu trabalho na Gucci e foi escolhido para ser o sucessor de Pierpaolo Piccioli.

O anúncio

O estilista italiano Alessandro Michele já havia sido cotado para ser o novo diretor criativo há algum tempo e agora os rumores se confirmaram. Foram 14 meses de especulação até o designer romano encontrar sua nova casa. Michele assumirá oficialmente o novo cargo na terça-feira da semana que vem, dia 2 de abril.


O novo diretor da Valentino já tem vasta experiência à frente de grandes marcas de moda (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


“É uma honra incrível. Sinto a imensa alegria e a enorme responsabilidade de ingressar em uma maison de couture que tem a palavra ‘beleza’ gravada em uma história coletiva feita de elegância distinta, refinamento e extrema graça”, disse o estilista. 

Segundo a Vogue Business, a coleção de estreia de Michele será a da Primavera/Verão 2025, durante a edição de setembro da Semana de Moda de Paris. Após o anúncio, muitos internautas mostraram-se curiosos e ansiosos para ver o que a Valentino apresentará sob a ótica de Alessandro Michele.

A trajetória de Michele na Gucci

Alessandro Michele passou 20 anos na casa italiana Gucci, o que rendeu momentos marcantes para ambos. Apesar de trabalhar para a marca desde 2002, ele assumiu o título máximo da casa apenas em 2015. Em seu primeiro desfile, o estilista já mostrou novos tons à marca, trazendo leveza e uma silhueta mais marcada, com explosão de elementos em diversos looks.

Alessandro Michele ajudou a quebrar tabus e levantou questionamentos em suas coleções mais notórias, como a questão de gênero, por exemplo. Na passarela, os modelos interpretavam ambos os papéis ou até mesmo nenhum deles. Sabendo transitar entre o clássico e o contemporâneo, Michele soube atrair compradores e influencers para a marca.


As coleções de Michele sob a Gucci atraíram bastante atenção por seu teor crítico (Foto: reprodução/Getty Images Embed)


Apesar de causar estranheza em alguns, com coleções que traziam um toque de brechó ou peças esquecidas no guarda-roupa da década de 50 ou 70, ou com sua coleção Cyborg de 2018, que envolvia temáticas de transformação, tecnologia e identidade, a estética de Michele traz pensamentos inquietantes e nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos. Como se a roupa fosse não apenas algo para se admirar, mas um instrumento de reflexão e crítica social.

Esses foram alguns dos elementos mais marcantes de Michele na Gucci, que se encerrou com a coleção de Verão 2023, com a passarela dividida ao meio e os modelos desfilando lado a lado com suas versões gêmeas, questionando o tema “identidade”. Seja qual for a jornada de Michele agora na Valentino, com certeza reserva surpresas interessantes e talvez até uma nova era para a maison italiana.

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