Y/Project encerra suas atividades após anos de inovação

Em suas redes sociais a grife agradece seus colaboradores e se despede do mundo da moda

3 min de leitura
Foto destaque: Equipe da Y/Project (Reprodução/Instagram/@yproject_official)

Y/Project, marca francesa conhecida por sua abordagem ousada no mundo da moda, anunciou nesta quinta-feira (9), o encerramento de suas atividades após enfrentar dificuldades financeiras significativas e por não conseguir encontrar novos investidores desde que foi posta à venda no ano passado. A decisão veio na sequência de um pedido de recuperação judicial e da saída de seu diretor criativo, Glenn Martens, que foi fundamental para a revitalização e o reposicionamento da marca nos últimos anos. vale lembrar também que ano passado, Gilles Elalouf, cofundador da marca,  morreu após batalha contra  uma doença.

 Como tudo começou e a saída de Martens da grife

A grife que foi fundada em 2010 por Yohan Serfaty, a Y/Projec ganhou notoriedade por suas peças arquitetônicas e designs experimentais. Após a morte de Serfaty em 2013, Glenn Martens assumiu a direção criativa, transformando a marca em uma das favoritas entre os entusiastas da moda vanguardista. Sob sua liderança, a Y/Project passou a explorar a desconstrução de formas clássicas, a mistura de referências históricas e contemporâneas, e uma abordagem inclusiva e diversificada.


Glenn Martens ( Foto:reprodução/Instagram/@vogueitalia)

Glenn Martens, que esteve à frente da direção criativa por mais de uma década, assumiu o cargo em 2013 após a morte do fundador Yohan Serfaty, mas Martens já fazia parte da equipe atuando como assistente de Serfaty desde de sua fundação em 2010, sob sua liderança , a Y/Project tornou-se um dos nomes mais conhecidos e inovador da moda. Reconhecido no setor, Martens levou a grife a ser umas das finalistas em 2016, do prêmio de grande prestígio o LVMH Prize for  Young Designers e em 2017 a Y/Project venceu o Andam Grand Prize, uma das maiores premiações francesas. Martens saiu em setembro de 2024, para se dedicar à Diesel, marca onde ocupava também o cargo de diretor criativo.

A  marca se despede deixando seu legado

No comunicado oficial, a empresa agradeceu seus colaboradores e apoiadores ao longo dos anos: “A Y/Project e sua equipe agradecem a todos os parceiros e apoiadores por sua dedicação inabalável à marca ao longo dos anos. Um agradecimento especial a Glenn Martens, Pascal Conte-Jodra e ao falecido Gilles Elalouf por terem proporcionado um ambiente onde a criatividade e a inovação puderam florescer.”


Comunicado oficial da A Y/Project ( Foto: reprodução/ Instagram/@yproject_official)

A Y/Project, apesar de seu sucesso não conseguiu resistir às dificuldades financeiras e a falta de investidor, e encerra suas atividade deixando na história da moda sua marca, que desafiou convenções e trouxe inovação para as passarelas parisienses.

Sair da versão mobile