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Arezzo e Soma confirmam a fusão das companhias de moda

O grupo resultante tem um receita de R$ 12 bilhões, representando uma das maiores empresas de moda da América Latina

Arezzo e Soma confirmam a fusão das companhias de moda 1
Loja da Arezzo (Reprodução/Arezzo/Exame)

Nesta segunda-feira (5), as companhias brasileiras de roupas Arezzo&Co e Soma anunciaram e celebraram a fusão entre as duas empresas, concretizando o maior negócio que já ocorreu no setor de moda no Brasil.

Sobre as marcas

A Arezzo é conhecida dona de vários nomes, de Anacapri e Carol Bassi, até Reserva e Schutz. Já o Grupo Soma é composto por marcas como: Animale, Dzarm, Farm, e Hering. Unificadas, possuem 34 marcas, e mais de 20 mil funcionários em aproximadamente dois mil estabelecimentos, se tornando uma das maiores companhias de moda na América Latina inteira.

O surgimento dessa nova empresa acarreta grandes oportunidades de geração de valor adicional, tais como, o desenvolvimento das categorias de calçados e bolsas nas marcas do Grupo Soma gerando alavancagem de receita, otimização da gestão dos canais de multimarcas, e-commerce e, principalmente, franquias, otimização da planta industrial de malharia da Hering e a preparação dessa nova empresa para plugar outras verticais de negócio,” as empresas anunciaram em nota, pouco antes da união ser oficializada.


Arezzo e Soma confirmam a fusão das companhias de moda

Schutz, da Arezzo, possui estabelecimento até em Nova York (Foto: reprodução/Reuters/Brendan McDermid)


Organização

A operação principal foi realizada a partir da troca de ações: agora os acionistas da Arezzo&Co detém 54% da nova companhia, enquanto que o Grupo Soma detém 46%, compensando pela discrepância no tamanho dos grupos.

Alexandre Café Birman, o CEO da Arezzo, agora será o CEO da nova companhia, enquanto que Roberto Luiz Jatahy Gonçalves, o CEO da Soma, agora deve a business unit de vestuário feminino. Isso faz parte da estratégia de otimização decidida, na qual o Grupo Soma se beneficiará dos calçados e bolsas da outra, enquanto a Arezzo desenvolverá o setor de vestuário feminino em que a outra está avançada.

São um total de quatro categorias em que a nova companhia irá agrupar seus negócios:

  • Calçados e bolsas;
  • Vestuário e lifestyle feminino;
  • Vestuário e lifestyle masculino;
  • Vestuário democrático.

Economia

O grupo resultante desta fusão já tem uma receita de R$ 12 bilhões, e se trata da maior união no setor inteiro de varejo nacional em mais de uma década, desde a fusão da Drogasil e Droga Raia em 2011.

Para que a operação seja finalizada, falta apenas que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) avalie e aprove as condições desta operação, o que muito provavelmente deve ocorrer, uma vez que embora a transação seja de larga escala, não é de tamanho suficiente para alegar o monopólio – apenas um tentativo oligopólio.

O sucesso dessa operação poderá facilitar as iniciativas que os dois grupos já haviam começado, de expansão para o mercado internacional.

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