Banco Central estreia moeda comemorativa dos 200 anos da Constituição

Roger Lemes Por Roger Lemes
3 min de leitura
Foto destaque: moedas brasileiras em evidência (Reprodução/Priscila Zambottos/Getty Images Embed)

Na última quinta-feira (11), o Banco Central lançou uma moeda para comemoração dos 200 anos da Constituição Brasileira de 1824. O item, destinado para colecionadores e entusiastas, tem a composição de prata e com o valor de face de R$ 5. Entretanto, aqueles que quiserem adquirir o item deverão pagar R$ 440 para tê-la.  

De acordo com a instituição, serão 3 mil unidades neste primeiro momento, mas pode subir para 10 mil peças dependendo do público. 

Interessados deverão acessar o site do Clube da Medalha, gerenciado pela Casa da Moeda, para efetuar a compra.

Diretor reconhece a relevância do período histórico para o Brasil

Durante o evento de lançamento, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília, o atual diretor de Administração do órgão frisou que a moeda tem como intuito lembrar o documento redigido em 1824 e também marcar um momento da memória nacional.


Uma das filiais do Banco Central do Brasil
Um dos prédios do Banco Central presente em território brasileiro (Foto: reprodução/Bloomberg/ Getty Images Embed)

“Presente e passado se encontram nessa moeda, que, de um lado, mostra o Palácio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo; e, de outro, o livro aberto da primeira Constituição, com a pena, como foi escrito 200 anos atrás”,  lembrou.

A Constituição foi assinada pelo imperador Dom Pedro I e também o documento que mais duradoura da história do Brasil, cerca de 65 anos em vigência. 

Moeda faz referência à lei e também ao prédio do Congresso Nacional

Na frente da moeda, é possível notar a existência do livro da primeira Constituição brasileira. Com as páginas abertas e na cor sépia, uma indicação da passagem do tempo. Além disso, uma pena estilizada e um texto redigido como manuscrito ornam este lado do item. 

A parte de trás, no entanto, mostra o prédio do Congresso Nacional. Uma clara referência às duas cúpulas sendo o Poder Legislativo bicameral e também as duas Câmaras com deputados e senadores. 

O evento também contou com a  presença de demais representantes do Banco Central e da Casa da Moeda e da Câmara.

Jornalista e andarilho da internet.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile