Bandeira tarifária de energia volta a ser verde em agosto e sem cobrança extra

Esther Feola Por Esther Feola
2 min de leitura
Foto Destaque: Conta de luz não terá cobrança extra em agosto (Reprodução/X/@economicnewsbr)

Nesta sexta-feira (26/07) foi apresentado pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, a bandeira tarifária verde para o próximo mês de agosto. Devido alguns fatores, como o alto volume de chuva na Região Sul do País, que permitiu melhores condições para a criação de energia elétrica.

Até então, as contas vinham tendo a bandeira tarifária amarela, acionada desde abril de 2022.

Sandoval Feitosa, o diretor-geral da ANEEL, relatou que no final do mês passado esperava-se que houvesse menor volume de chuvas em julho, o que ocorreu majoritariamente. Contudo, as chuvas na Região Sul contribuíram para a caracterização da alteração da bandeira verde em agosto.

O sistema de bandeiras tarifárias

A fim de notificar o público quanto o custo para se gerar energia no Brasil, assim como auxiliar as distribuidoras de energia, mitigando quaisquer sequelas no orçamento, em 2015 a ANEEL formou o sistema de bandeiras tarifárias.

Aspectos como a evolução das fontes renováveis e a disponibilidade de recursos hídricos são considerados pelas bandeiras, tal qual quando fontes de geração mais caras são utilizadas, como as termelétricas.


O que são bandeiras tarifárias?
O que são bandeiras tarifárias? (Vídeo: Reprodução/YouTube/@aneel)

Papel do consumidor

Ademais, o consumidor possui um papel mais ativo, pois, ao perceber que sua bandeira se encontra vermelha, o consumo pode ser alterado, a fim de diminuir o valor total da conta.

Anteriormente, a regra indicava apenas o repasse no reajuste anual das tarifas, sem que os clientes soubessem que a conta estava mais alta naquele instante e, dessa forma, não era possível agir de qualquer forma.

A Agência enfatiza a relevância de se utilizar a energia responsavelmente, e da consciencialização. Economizar energia vai muito além de poupar a conta no final do mês, auxiliando também no cuidado dos recursos naturais, e na sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile