5 dicas para fazer um planejamento patrimonial familiar e sucessório

3 min de leitura

Acumular bens e patrimônio é algo que realizamos ao longo de uma vida inteira de trabalho e foco, por isso é seu direto cuidar da melhor forma. Proteger sua família e facilitar a transmissão dos seus bens, impede a perda do seu patrimônio em impostos e serviços.

Com o planejamento patrimonial familiar correto, você economiza até 50% em impostos, e garante algumas vantagens como imunidade de inventário e ITCMD, esse imposto cobra 4% do doador dos bens e mais 4% dos herdeiros, totalizando 8% sobre seu patrimônio. Em relação ao inventário existe a economia no preço dos serviços que devem ser pagos para o desenvolvimento do documento.

Com a blindagem patrimonial, seus bens devem ficar seguros de inúmeros ataques que possam ocorrer. Quando esse planejamento é feito dentro de uma S/A, o sócio permanece anônimo, assim os bens ficam protegidos caso ocorra algum processo em que, o mesmo queira utilizar do patrimônio como pagamento, evitando o bloqueio dos seus ativos.

A blindagem patrimonial preserva o seu patrimônio contra relações por interesse, no caso de um divórcio o indivíduo não possui nenhum risco de perder 50% do patrimônio, afinal esses ativos são da estrutura.

Com o planejamento patrimonial familiar e sucessório, os herdeiros evitam um longo processo e prazos da herança. A sucessão para herdeiros ocorre em até 30 dias, pois a transferência é feita na junta comercial, não no fórum. Evitando uma burocracia desnecessária em um momento complicado aos familiares.

Para os milionários e empresários, um dos melhores benefícios desse planejamento e sucessão é a segurança da sua família, que vai além do conforto burocrático, afinal ninguém sabe que vocês possuem determinados bens. Todos ficam protegidos contra roubos e sequestros. Inclusive seus dados pessoais e endereços, porém com a constituição correta, ninguém pode te localizar por uma simples pesquisa no Google.

Lembrando sempre que o planejamento deve ser feito com auxílio de um profissional competente, são detalhes que muitas vezes não são analisados com cuidado e podem gerar burocracia e impostos inesperados. Um planejamento patrimonial familiar sucessório feito dentro de uma LTDA, por exemplo, não estará imune de inventário, na sociedade limitada a pessoa física detém cotas da empresa, que passam por inventário e entram em liquidação, no falecimento do sócio.

Saiba mais sobre a Holding Patrimonial

Foto Destaque: Reprodução. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile