O Banco Central autorizou nesta quinta-feira (2) o WhatsApp a disponibilizar a funcionalidade de pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pago para empresas dentro do aplicativo. Com essa mudança, os usuários poderão realizar pagamentos para empresas sem a necessidade de enviar uma chave Pix ou maquininha com um motoboy, tudo diretamente pelo WhatsApp. Além disso, o consumidor também não precisará trocar do WhatsApp para o app do banco e enviar o comprovante.
No entanto, o WhatsApp Pay ainda precisa percorrer um caminho difícil para competir com o Pix, já que a sua adoção por parte dos usuários ainda é incerta. O recurso não estará disponível imediatamente, pois o início da funcionalidade deve ser comunicado para todos os parceiros do serviço com, no mínimo, 30 dias de antecedência, respeitando os “princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação”, segundo o BC.
Banco Central (Foto: Reprodução/UOL)
O WhatsApp Pay já havia sido lançado anteriormente, mas a sua versão completa foi impedida de ser lançada pelo BC devido às barreiras impostas à Mastercard e Visa, duas parceiras do WhatsApp. Até então, o aplicativo só estava autorizado a oferecer a funcionalidade de transferências entre pessoas físicas.
Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, controladora do WhatsApp, comemorou a liberação pelo BC e afirmou em seu perfil no Instagram que “as pessoas poderão pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”. O chefe do WhatsApp para América Latina, Guilherme Horn, disse que o pagamento de produtos e serviços em uma conversa usando cartões Mastercard e Visa será liberado “em breve”.
A opção de realizar transferências entre pessoas via WhatsApp começou em 2021. O WhatsApp Pay funciona “dentro” da plataforma Meta Pay, que antes se chamava Facebook Pay, e é parecido com o Pix, mas exige que os envolvidos sejam clientes dos bancos parceiros. Além disso, há uma lista de bandeiras de cartões compatíveis com o recurso.
Com essa nova funcionalidade, o WhatsApp Pay pode ajudar a aumentar as vendas das pequenas e médias empresas, além de proporcionar facilidade e simplicidade para os usuários. No entanto, ainda é necessário aguardar para ver se a sua adoção será bem-sucedida pelos usuários brasileiros.
Foto destaque: WhatsApp Pay. Reprodução/WhatsApp