Bancos deixarão de oferecer transferências via DOC e TEC

Karina Cassimiro Por Karina Cassimiro
3 min de leitura

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos associados à federação deixarão de operar as transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) até fevereiro de 2024. Além disso, será extinta a transferência utilizada por empresas para pagar benefícios aos funcionários, o pagamento via Transferência Especial de Crédito (TEC).


Logo Pix. (Reprodução/Banco Central do Brasil)


A opção de pagamento via DOC existe há 39 anos, foi criada em 1985 pelo BC, que permite a transferência de recursos entre contas de diferentes titularidades, mas o crédito na conta do beneficiário ocorre apenas no dia útil seguinte à data de emissão.Com o passar dos anos foram surgindo outras formas de transferências e o DOC foi perdendo utilização, a queda foi maior com a chegada do Pix. Dados do Banco Central registrados em 2022 apontam que o DOC ficou atrás até da utilização do cheque que foi utilizado em 202,8 milhões de operações. Foram realizadas 59 milhões de transações através do DOC, apenas 3,7% do total registrado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Segundo informação da Febraban, sistemas como o da Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o do Pix apresentam maior rapidez e conveniência para os clientes.

A TEC foi criada pelo BC em 2006, com possibilidade de transferir recursos para várias contas ao mesmo tempo, o que permitia, a distribuição de salários de uma folha de pagamento. A criação do TED foi considerada uma evolução comparado ao DOC, pois não tem limite de valor para transferência, além de creditar os recursos no mesmo dia. Já o DOC tem limite de R$ 4.999,99. Ambos os serviços são cobrados pelos bancos o que diferencia mais ainda do Pix que é um sistema gratuito. Atualmente o meio de pagamento mais utilizado do país é o Pix, foram feitas 24 bilhões de transações bancárias nessa modalidade, em 2022.

Os bancos terão até 29 fevereiro de 2024 para extinguir as operações de DOC e TEC. E os clientes (pessoa física ou jurídica) poderão realizar as operações de DOC até 15 de janeiro de 2024. Em nota, o presidente da Febraban, Isaac Sidney informou que os bancos e a Febraban avaliam as atualizações de pagamentos mais utilizados no país e procuram melhorar a experiência dos clientes a partir da modernização e custo-benefício. “Com o surgimento do Pix e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito e instantâneo”, informou, Isaac Sidney. 

 

Foto Destaque: Caixa Eletrônico. Reprodução/Ono Kosuki/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile