INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Bancos são investigados por fraude em crédito consignado

O Ministério da Justiça e Segurança públicos está investigando possíveis fraudes em emissão de cartão de crédito consignado, em mais de 20 instituições financeiras.

A denúncia foi apresentada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do estado do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (22) alegando que clientes destes bancos estavam sendo lesionados e pagando juros, mesmo com o desconto direto na folha de pagamento.

Crédito consignado é uma modalidade de crédito que é descontado diretamente na folha de pagamento ou benéfico do INSS. Ele é mais comum para funcionários públicos, aposentados e pensionistas, porque essas pessoas sem a segurança do abatimento das parcelas do crédito, mas o que aconteceu segundo a denunciado Nudecon, quando esse cliente adquiria o crédito consignado, também receberia um cartão de crédito, o que não é necessário para fazer esse tipo de empréstimo.

Com isso, o saldo do empréstimo é lançado como saque no cartão e depositado na conta corrente do cliente, assim gerando juros sobre o saque e conseguentemente um superendividamento do cliente.


Imagem ilustrada simbolizando emprstimo de dinheiro (Reprodução/ Neon Pixels Studio por Pixabay) 


Existe 4.575.529 cartões consignados ativos, 3,7% do total de cartões ativos no país, com isso foi determinada a investigação para apurar a ocorrência de prática abusiva.

Os bancos investigados são:

Banco BMG S.A

Banco Bradescard

Banco Bradesco Cartões S.A

Banco Bradesco S.A

Banco Cetelem S.A

Banco CSF S.A

Banco do Brasil S.A

Banco Itaucard S.A

Banco Losango S.A

Banco Pan.

Banco Santander (Brasil) S.A

Banco Triângulo S.A

Bancoob

BV Financeira S.A. CFI

Caixa Econômica Federal

Hipercard BM S.A FIN

Itaú CBD CFI

Luizacred S.A. SOC CFI,

Midway S.A – SCFI,

Nu Pagamentos S.A

Pernambucanas Financ S.A. CFI

Portoseg S.A. CFI

Realize CFI S.A

O Banco do Brasil (BB) se manifestou em nota “não emite cartão de crédito consignado há quatro anos e está à disposição da Senacon para esclarecimentos adicionais”.

O Itaú também de manifestou “que não comercializa cartão de crédito consignado e está à disposição da Senacon para eventuais esclarecimentos adicionais”.

No Nubank disse que não tem autorização e nem oferece esse tipo de empréstimo, já o Banco Pan se colocou à disposição das investigações.

A Federação Brasileira de Bancos (Frebaban) emitiu uma nota no final do dia esclarecendo que sete das entidades investigadas oferecem o tipo de serviço, já as 16 mesmo que tenha autorização, não atua.

Foto Destaque: Dinheiro sendo queimado. de Jp Valery no Unsplash

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 19 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...