Bancos concretizam substituição de transferências DOC e TEC por PIX

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Nesta segunda-feira (15) encerra o funcionamento dos serviços de transferências a partir de Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferências Especiais de Crédito (TED). Eram alternativas oferecidas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que agora deixam de existir tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Em grande parte, trata-se de uma oficialização do decaimento de serviços de transferência mais tradicionais, que acabaram sendo superados pelo PIX, que substituiu suas funções e levou a certo desuso das alternativas na escala nacional.

TEC e DOC 

Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos,” disse o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria. “Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.

O sistema DOC havia sido criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, e, tanto como a TEC (utilizada exclusivamente por empresas para pagar benefícios aos seus funcionários), só permitia um valor máximo de transação de R$ 4.999,99, e com um grande atraso na transferência. Já o PIX, lançado em novembro de 2020, é instantâneo em suas transferências.


Em pouco mais de três anos, o PIX já superou cartões de crédito e débito em nível de popularidade.

Em pouco mais de três anos, o PIX já superou cartões de crédito e débito em nível de popularidade (Foto: reprodução/SEMUC/PMBV/Giovani Oliveira)


Prazos Específicos

O prazo para o término do DOC e da TEC é às 22:00 desta segunda (15) no horário de Brasília, mas existem dois pontos que devem ser destacados:

  1. Os serviços de DOC e TEC ainda podem ser agendados até o dia 29 de fevereiro de 2024;
  2. Apenas nesta data que os bancos devem encerrar seus sistemas de recebimento e processamento de DOC e TEC.

Isso significa que, embora amanhã já não seja mais possível registrar novas transferências nestes serviços, as transações pré-planejadas que caírem entre este 15 de janeiro e o próximo 29 de fevereiro ainda serão processadas.

PIX

Entre as várias razões pelas quais o DOC e a TEC estão sendo substituídos pelo PIX, estão a gratuidade, a conveniência, a rapidez, e sua independência do horário (comercial) de funcionamento dos bancos. Os modelos de transferência mais utilizados, como apurado pela instituição, demonstra a ordem dos serviços em uso:

  1. PIX
  2. Cartão de crédito
  3. Cartão de débito
  4. Boleto
  5. TED (Transferência Eletrônica Direta)
  6. Cheque
  7. DOC (Documento de Ordem de Crédito)

A predominância do novo modelo tende a indicar uma grande longevidade de seu funcionamento, embora não existam garantias que este também não seja algum dia agendado para substituição.

Foto Destaque: Lançado em novembro de 2020, o PIX domina nos serviços de transferência (Reprodução/TechTudo/Mariana Saguias)

Deixe um comentário

Deixe um comentário