INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Brasil exporta menos petróleo em junho, e receita apresenta uma queda de  28%

 

O Brasil atingiu 5,88 milhões de toneladas em exportações de seu petróleo cru no mês de junho, tombo de 27,7% perante os números de junho do ano passado, revelaram informações da Secex (Secretaria de Comércio exterior), na sexta-feira (1). Agora o setor expande o refino dentro do país por causa das perturbações relacionadas ao fornecimento do combustível para o mercado.

O lucro obtido com os embarcamentos teve uma leve retração, somando US$ 3,63 bilhões (R$ 19,2 bilhões), recuo de 2,94%, no comparativo com mesmo período de um ano atrás. O aumento dos preços no mercado global não influenciou diretamente no crescimento da receita.

O conflito bélico entre russos e ucranianos empurrou os valores exteriores do petróleo e provocou redução no oferecimento de combustível para o mercado mundial. É importante ressaltar que a Russia é um dos protagonistas quando o assunto é abastecimento global e as restrições impostas pelo ocidente refletem diretamente para a construção desse cenário dramático.   


Brasil aumenta a capacidade de refinamento para se defender a instabilidade do mercado. (Foto: Reproducão/ PetróleoHoje).


A capacidade de refinamento no Brasil aumentou 13,4% no amontoado de janeiro a maio, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), publicados durante a semana, essa postura adotada tem o objetivo de transpor o esse momento difícil.  

A situação acaba influenciando em outros segmentos, como no caso das exportações de açúcar. Uma pesquisa da União revelou uma diminuição de 14,34% em junho na comparação do ano, com 2,36 milhões de toneladas, resposta positiva no confronto com maio, onde o Brasil despachou 1,58 milhão de toneladas.

O lado favorável é apresentado através da pesquisa feita pela Secex, os dados informaram que os embarcamentos do café verde tiveram aumento de 3,77%, subindo para 180,87 mil toneladas ( 3,01 milhões de sacas de 60kg), no mês de junho, mesmo a safra nacional sofrendo com um atraso.

É importante frisar, o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café) avaliou a existência de indícios que apontam uma tênue melhoria na situação logística relacionada às vendas internacionais da fruto, esse panorama pode impulsionar o aumento das exportações. 

Foto destaque: reprodução/OPetróleo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...