Chega ao fim o mistério: Jack Ma é encontrado em Ibiza

Pablo Alves Por Pablo Alves
6 min de leitura

Acaba o mistério sobre o paradeiro de Jack Ma. O bilionário chinês fundador da Alibaba que está em Ibiza, Espanha, três meses após o inicio das buscas feitas pelas autoridades chinesas.

 O paradeiro de Jack Ma era um mistério que só foi desvendado agora depois que o empresário por via remota participou de um ato que sua fundação promoveu.

Muito se especulou sobre onde poderia estar ou o que teria acontecido com o magnata Jack Ma. Depois de cair em desgraça aos olhos do Partido, as autoridades do rígido governo chinês deram início a uma campanha contra ele e suas empresas, causando rumores sobre a situação legal de uma das maiores celebridades da China que após tudo isso desapareceu.


Jack Ma em conferencia. Foto: (Reprodução/ Infomonei)


Mas todo mistério acabou nesta quarta-feira quando participou, por via remota, de uma cerimonia para entregar um premio, que foi batizado com seu nome, para professores rurais. Pelo vídeo, que depois foi divulgado pela imprensa, Jack Ma explicou que por causa da pandemia a edição do premio não pode acontecer presencialmente na cidade de Sanya, sul da China, como nas anteriores. O jornal Tianmu News divulgou imagens, em que o bilionário aparece inspecionando um colégio próximo a Hangzhou, cidade que está localizada a sede central da Alibaba.

Os organizadores do evento informaram que o magnata participou remotamente do evento junto com os 100 professores vencedores. Eles foram contemplados com um cheque no valor de 100.000 yuans (82.000 reais) para que seja usado na melhoria das condições de suas escolas. Com mais de 2,9 milhões de professores rurais espalhados pelo interior da china, o magnata reconhece a importância do trabalho realizado por eles e disse que a razão do premio existir é como uma forma de “agradecer e oferecer nosso respeito aos professores”, disse Jack Ma.

Sua carreira começou muitos anos atrás, antes de se tornar o bilionário de sucesso e dono de um império. No inicio, Jack Ma ganhava a vida como professor de inglês. Mesmo depois quando já comandava a Alibaba, ele pedia para seus colaboradores não o chamarem de chefe “laoban”, mas sim como professor “laoshi”.


O fundador da Alibaba em Mallorca durante rara viagem ao esterior para a cupula “Tech for Good” em Paris, França. Foto: (Reprodução/ Reuters/ Charlie Platieu)


Quem ficou satisfeito com a reaparição de Jack Ma foi o mercado financeiro. Na bolsa de Hong Kong, as ações da Alibaba fecharam o dia com um aumento de 8,52%.

Visto em público pela última vez no final de outubro, em um evento, onde deixou claro que não gostou das mudanças no setor privado e criticou a legislação do país, em matéria financeira, e foi mais adiante dizendo que o governo trata do assunto com um pensamento de “lojas de penhor”. Depois dessas declarações, que as autoridades encaram como desafiadoras, a empresa de serviços financeiros digitais Ant Group, da qual o magnata é o maior acionista, teve a sua entrada na bolsa de valores bloqueada.  A autoridade sobrestou a operação, que até então era destinada a ser a maior oferta pública inicial da história do mercado financeiro chinês, apenas 48 antes da abertura de capital acontecer.

https://inmagazine.com.br/post/Brasil-pode-ficar-sem-combustiveis-em-novembro

 

https://inmagazine.com.br/post/O-Bilionario-Ramzi-Mussallam-e-o-seu-estilo-Low-Profile-de-investir-no-Mercado-Financeiro

 

https://inmagazine.com.br/post/Os-grandes-investidores-de-Wall-Street-que-nao-acreditam-no-valor-real-do-bitcoin

Tudo isso deixou o mercado frustrado, pois a expectativa era de que a oferta pública inundasse o mercado com 37 bilhões de dólares. Com o bloqueio que impediu a abertura do capital, a Ant foi obrigada a fazer uma reestruturação, atuando como uma holding financeira. Essa e outras restrições devem diminuir sua lucratividade e seu valor de mercado.

A Alibaba recebeu uma multa recorde do governo Chinês relacionado à política antitruste após investigação instaurada, que descobriu que a companhia havia abusado de práticas monopolistas no mercado durante anos.  Por causa do enfrentamento direto com as autoridades, o gigante perdeu o equivalente a 340 bilhões de dólares (1,8 trilhão de reais).

Sem dúvida essa tempestade causou prejuízos a Jack Ma. Nos últimos meses seu patrimônio diminuiu de 52 bilhões de euros (328 bilhões de reais) para 40 bilhões ( 257 bilhões de reais), dados divulgados pela Bloomberg.


O ex professor de ingles e hoje bilionario fundador do Alibaba virou embaicador da China durante a pandemia de Covid-19. Foto: (Reprodução/ Infomoney)


Mesmo com todas as preocupações, incluindo as legais. O empresário deixou uma fala positiva e sua mensagem acabou sendo otimista. Na despedida, ele já marcou o encontro com os professores na próxima edição do premio. “Quando a pandemia acabar certamente encontraremos a oportunidade de continuar com nossa trajetória em Sanya”. “Nós nos encontraremos novamente quando esse dia chegar”

O South China Morning Post, propriedade do Alibaba, noticiou que o magnata do mundo tecnológico estaria passando uma temporada na Espanha para reuniões de negócio.

 

Foto destaque: Reprodução/ Still ReutersTv

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile