Com investimentos massivos, o governo chinês está investindo bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de IA a cada ano. Isso está ajudando a criar uma força de trabalho altamente qualificada e a desenvolver novas tecnologias IA.
É um fato que essa corrida pela liderança acontece devido ao total acesso a grandes quantidades de dados, uma vez que a China tem uma população de 1,4 bilhão de pessoas, o que significa que tem acesso a grandes quantidades de dados para treinar sistemas de IA, e o retorno às respostas de eficiência acelera toda a sua escala.
Aplicações práticas
A rápida implantação da IA na China em uma variedade de setores, incluindo manufatura, saúde e serviços financeiros, está ajudando a estimular o desenvolvimento de novas aplicações em IA. Devido a isso, a China está fazendo avanços significativos em uma variedade de áreas.
Um exemplo da liderança da China em IA é a empresa Huawei, uma das principais fabricantes de equipamentos de telecomunicações do mundo, e também, líder em pesquisa e desenvolvimento de IA. A empresa desenvolveu uma variedade de tecnologias, que vão desde sistemas de reconhecimento facial e sistemas de tradução automática a sistemas de visão computacional.
Outro exemplo da liderança da China é a Universidade de Pequim, sendo uma das principais universidades do país. A universidade desenvolveu uma variedade de tecnologias de IA, incluindo sistemas de aprendizado de máquina, sistemas de processamento de linguagem natural e sistemas de robótica.
Implicações para o Brasil
A liderança da China em IA tem implicações significativas para o mundo. A China está se tornando um centro global de inovação em IA e está contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias que estão transformando a sociedade.
Diante desse cenário, o Brasil precisa se preparar para a competição com empresas chinesas. O país também precisa investir em infraestrutura e educação para se manter competitivo
Desenvolvimento da IA na China está provocando um impacto na inovação global (Foto: reprodução/Conteudize)
As empresas chinesas estão se tornando cada vez mais competitivas em setores de alta tecnologia, como inteligência artificial, robótica e computação quântica, e isso levará a uma mudança significativa no equilíbrio de poder global em tecnologia. A China está se tornando uma potência global em tecnologia.
Foto Destaque: China é vista como líder global em inteligência artificial (Reprodução/Freepik)