Como os magnatas das criptomoedas protegem seus investimentos

Pablo Alves Por Pablo Alves
6 min de leitura

Os cuidados que você precisa ter para manter seu patrimônio em bitcoin guardado com segurança.

Que os investidores das criptomoedas viram seus valores aumentar de maneira recorde nos últimos anos, todo mundo ja sabe mas, como manter essa riqueza em segurança. Nesse Cenário virtual a segurança e fundamental para a proteção dos criptoativos. 


Seu bitcoin está seguro? Foto (Reprodução/Moneytimes)


Mesmo com características completamente distintas de um investimento tradicional, o que se ve na pratica ‘e que a maioria das pessoas que investem em bitcoins ainda usam as mesmas estruturas que servem bem para o dólar e não necessariamente para os criptoativos.

A verdade e que você precisa de muito mais cuidado na hora de proteger seu patrimônio liquido em bitcoins pois uma escolha inadequada pode ser a sua ruína.

Deixar seus bitcoins em uma corretora pode ser um erro. Primeiro porque e ela que tem o acesso privado de uma chave com um endereço, ou seja, ela tem o controle do seu dinheiro e pode gasta-lo a qualquer hora.

Isso acontece pois as pessoas adquirem seus bitcoins de uma corretora e pela praticidade fica muito mais cômodo deixa-los nas mãos de quem eles confiam. Mas e importante lembrar que deixando esses ativos nessa corretora ela tera acesso a sua chave, por ser uma corretora e ter acesso a outras chaves ela fica mais exposta riscos externos e isso pode se tornar uma ameaça para seus ativos.

A corretora não ter os bitcoins em sua posse, ataques de hackers, ou apreensões feitas nessas corretoras podem soar como teoria da conspiração, so que a realidade mostra que isso tem sido corriqueiro dentro da narrativa das criptomoedas. A MTGOX em 2014 simplesmente informou que  850 mil bitcoins haviam sido extraviados ou muito provavelmente roubados.

https://inmagazine.com.br/post/A-FTX-Trading-bate-o-recorde-de-captacao-e-valor-no-mercado-sobe-para-U-25-bilhoes

https://inmagazine.com.br/post/A-setima-parcela-do-auxilio-emergencial-esta-liberada-para-os-nascidos-no-mes-de-marco

https://inmagazine.com.br/post/Chega-ao-fim-o-misterio-Jack-Ma-e-encontrado-em-Ibiza

A consequência disso foi a decretação de falência da corretora MTGOX que gerou um imbróglio que ate hoje não foi dirimido. A corretora em questão era quem administrava a maioria das carteiras de bitcoins a época. De la pra ca outras dezenas de exchanges tiveram o mesmo caminho sofrendo perdas irreparáveis que foram causadas tanto por fatores internos quanto externos. Quem mais sofreu sem duvida foram os seus investidores que viram seus ativos sumirem num piscar de olhos, ou melhor, em um clique.

Para evitar esse tipo de surpresa e importante que o investidor fique com a posse da própria chave.

No universo financeiro existe um ditado: “você so precisa ficar rico uma vez”. Qualquer investidor que consegue acumular riqueza capaz de mudar a sua vida ele passa a ser mais cauteloso. Agora ao invés de acumular patrimônio eles pensam em preservar o que foi conquistado.

Isso poderia ser aplicado aos investidores das criptomoedas não fosse o fato deles enxergarem esse risco com olhos diferentes dos investidores tradicionais. Negociar bitcoins e um risco que nem sempre sera compensado. Tem sido cada vez mais difícil recuperar o bitcoin perdido. Para manter seus ativos como reserva de valor ou proteger-los da inflação você  precisa estar com suas chaves. Outra opção de movimentação sera um risco adicional.


A fragilidade dos bitcoins. (Reprodução/OutrasPalavras)


Ficar atento a todas as ameaças e importante, principalmente aquelas menos prováveis. Quando você pensa em bitcoins a primeira coisa que vem a mente e a proteção contra ataques de hackers. Esse pensamento normalmente leva o investidor a achar que e melhor deixar o dinheiro um uma corretora pois ela tem uma estrutura maior e seus meios de cibersegurança dão mais garantias ao investimento. Mas justamente ao contrario por serem carteiras com grandes quantidades de cripto ativos, elas são as mais visadas.

Uma outra forma de se perder bitcoins acontece nas mãos dos próprios usuários que cometem erros. Perder uma carteira de bitcoins e mais comum, pode ter certeza, do que ser hackeado. Esses risco podem ser diminuídos mantendo alguns níveis de segurança como planejamento de herança e backups.

Muitos grandes investidores de bitcoins movem seus fundos para serviços de armazenamentos em bunkers. Mas fazer isso não vai livrar o investimento dos riscos, so vai entregar nas mãos de outras pessoas o gerenciamento desse risco. Analise bem o seu perfil reveja os planos de segurança e defina aquele que vai atender melhor sua necessidade.

No caso dos bitcoins a simplicidade pode ser a melhor protecão para você ficar livre das ameaças. Nem sempre uma segurança elaborada vai ser a melhor solução para o seu tipo de investimento. Como dissemos acima um erro pode ser fatal para você ficar sem suas criptomoedas então para que escolher um plano de segurança tão complexo que pode te levar ao erro que pode ser catastrófico.

E como diz o velho ditado. “o olho do dono engorda o gado” dito isso, no caso das criptomoedas o mais importante e você ter a soberania do acesso as chaves de suas contas. Ninguém melhor do que você para proteger melhor seus criptoativos

 

Foto destaque: Reprodução/Cointelegraph

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile