A SVB Financial Group anunciou, neste domingo (18), que entrou em um acordo sobre a venda de sua divisão de banco de investimentos, a SVB Securities, para um grupo que é liderado por Jeff Leerink, e que recebe apoio dos fundos administrativos do The Baupost Group.
O comprador, grupo liderado por Leerink, presidente executivo da SVB Securities, vai adquirir o negócio de banco de investimentos através de uma combinação de dinheiro, instrumento capital de 5% e reembolso de um empréstimo entre empresas, segundo a empresa.
O negócio de pesquisa da empresa, a MoffettNathanson LLC, não está inclusa na transação, segundo o falido banco, acrescentando que vai permanecer como parte da companhia.
A venda aconteceu após a Federal Deposit Insurance Corporation, FDIC, assumir o controle do SVB (Silicon Valley Bank) em março deste ano, depois que os depositantes se apressaram para sacar o dinheiro, em uma espécie de corrida, e tirou mais da metade do valor de mercado de inúmeros bancos regionais dos Estados Unidos, desencadeando uma crise bancária pior que a de 2008.
O First Citizens BancShares Inc adquiriu 100% dos empréstimos e depósitos do falido banco em março, colocando em torno de 90 bilhões de dólares em títulos na posse do FDIC para venda.
O credor segue avaliando alternativas para sua divisão, SVB Capital, além de outros ativos e investimentos da empresa.
Com o colapso do SVB em março de 2023, que repercutiu em todo o mundo, depositantes dos Estados Unidos fugiram de bancos menores (regionais) para empresas maiores, enquanto o golpe na confiança dos depositores forçou o Credit Suisse a ser empossado pelo rival UBS.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>JP Morgan's bond chief, who oversees $700 billion in assets, says the current market reminds him of 2008<br><br>He says the banking crisis followed by a quiet period in the market is a setup for a crash<br><br>Do we believe this guy? <a href=”https://t.co/7SQ7iqEnWR”>pic.twitter.com/7SQ7iqEnWR</a></p>— Genevieve Roch-Decter, CFA (@GRDecter) <a href=”https://twitter.com/GRDecter/status/1667523411474620418?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 10, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Grenetive Roch em seu Twitter sobre a crise bancária atual. Reprodução: (Twitter/@GRDecter)
Desde 2001, os Estados Unidos registraram mais de 560 falências de bancos, cujos ativos totais somados eram de US$1 trilhão, segundo dados da FDIC. Os picos de quebras de bancos americanos se deram em 2008 a 2010, e agora em 2023.
Foto destaque: Sede do SVB. Reprodução: SVB.com