Nesta segunda-feira (12) a equipe de planejamento do Cubo Agro se reuniu com startups e empresas investidoras para traçar o ano de 2023. A principal meta é dobrar o número de startups. Hoje são 130. As startups do Cubo Agro tentam solucionar desafios do agronegócio em biotecnologia, inteligência artificial, mercado financeiro e outras.
O Cubo Agro é parte de um projeto maior, o Cubo Itaú, idealizado em 2015 pelo Itaú Unibanco. O objetivo é criar pontes entre empreendedores, empresas, investidores e grupos de ensino. Segundo o economista e cofundador Pedro Prates, no caso do agro, nasceu para juntar “os dois Brasis que dão certo, o do empreendedorismo tecnológico e o do agro”.
Mirella Lisboa, head de corporates do Cubo Itaú, diz que as conquistas do primeiro ano de funcionamento do Cubo Agro já deram os parâmetros do que precisa ser intensificado. “O país tem um potencial enorme no agronegócio e ainda há muito campo para inovar no setor”.
Agro (Foto: Reprodução/Edemir Rodrigues)
Em 2021, o Cubo Itaú movimentou R$ 3 bilhões, destinados a cerca de 400 startups. No total, são 1.500 startups em ESG, varejo, logística, marítimo e portuário, educação, saúde, mobilidade e agro. Já foram captados cerca de R$ 940 milhões para as startups do Cubo Agro.
Os maiores investidores são, além do Itaú BBA, gigantes como Corteva Agriscience, Grupo São Martinho, CNH Industrial e Suzano. No seu primeiro ano de existência, o Cubo Agro estima ter realizado em torno de 200 conexões entre startups e empresas.
Um dos principais aportes feitos neste ano foi da Suzano, uma das maiores empresas de papel e celulose no país. Em agosto, a companhia lançou um fundo de CVC (corporate venture capital) de US$ 70 milhões (cerca de R$ 370 milhões), direcionado a apoiar startups que desenvolvem soluções para a bioeconomia.
Do total de startups do agro, 33 estão instaladas fisicamente na sede do Cubo Itaú. As demais, estão ligadas ao Cubo Agro digitalmente. Segundo Matheus Borella, líder de agrointelligence do hub, em 2023 a intenção é fazer com que as startups estejam mais presentes.
Foto destaque: Cubo Itaú. Reprodução/Celso Doni