Custo dos produtores nos Estados Unidos sobe além do previsto para setembro

Pablo Alves Por Pablo Alves
3 min de leitura

Os produtores dos Estados Unidos viram os preços subirem acima do que estava previsto para setembro muito por causa das grandes altas no custeio de serviços e bens, evidenciando que o país ainda pode sofrer com a permanência da alta inflacionaria um pouco mais.

Hoje, (12) de outubro, de acordo com o departamento do trabalho afirmou que o índice de preços ao produtor referente ao consumo final teve alta de 0,4% em setembro. As informações do mês de agosto foram revistas para baixo indicando o PPI em queda de 0,2% diferente do recuo de 0,1% comunicado antes. Somados 12 meses até setembro, a alta do PPI ficou em 8,5% depois de chegar a bater 8,7% em agosto. A agencia Reuters consultou economistas que faziam previsões de alta do PPI até 0,2%, com subida de 8,4% por ano.

O que tem ajudado a equilibrar a inflação anual para o produtor é o encorajamento por uma flexibilidade na abertura na rede de fornecimento, a queda dos valores das commodities na presença da primavera. Nesse sentido os preços ao consumidor tem sido repassado perifericamente.


Não há previsão para o Fed baixar a taxa de juros nos EUA. (Foto: Reprodução/SeuDinheiro)


Depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep +) decidiu na semana passada cortar a produção, os preços do petróleo e da gasolina aproximaram-se do fundo. As informações da quinta-feira (13) provavelmente apontarão custos mais elevados aos consumidores no mês de setembro, o estudo da Reuters junto aos especialistas, ratifica a questão se o Federal Reserve jogar para o alto as taxas de juros nos 75 pontos base no mês seguinte em quatro vezes em 2022.

A precificação dos mercados financeiros seguiram o mesmo ritmo aumentando a taxa desta importância no encontro do Fed entre 1 e 2 de novembro, segundo o mecanismo FedWatch da CME. O Federal Reserve aumentou a taxa básica dos juros nos Estados Unidos em março, saindo praticamente do zero até chegar a faixa do momento em torno de 3,00% a 3,25%.

Sem contar com os preços voláteis provenientes de serviços como alimentação e energia, os valores ao produtor sofreram alta de 0,4% em setembro. No mês de agosto o núcleo do PPI subiu 5,6% depois de subida parecida em agosto.

Foto destaque: Reprodução/PortalDBO

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile