Esta sexta-feira (25) é dia de Black Friday e o comércio brasileiro espera mais de 4 bilhões em vendas. As promoções costumam agradar os consumidores, mas com quatro a cada dez adultos e 80% das famílias do país endividados serão necessários alguns mecanismos para conseguir realizar as melhores compras.
Uma dica da Recovery, pertencente ao Grupo Itaú, é se planejar. Anotar todos os detalhes do produto que quer comprar para facilitar a busca. Ter um objetivo específico também ajuda a otimizar o tempo de compra para que o consumidor não se perca e seja tentado a adquirir produtos por impulso. Estabelecer um limite de valor previamente é outro segredo para não cometer erros nessa Black Friday.
Pesquisar preços com antecedência também é importante. Comparar preços entre lojas e verificar quais são realmente promoções. Alguns mecanismos de busca úteis para isso são o Google (na aba de compras), Zoom (pesquisa de preço), JáCotei, Buscapé, Baixou e Bondfaro. Saber os preços nas lojas físicas também é uma estratégia interessante. Os preços costumam variar entre vendas presenciais e online.
A Black Friday é conhecida por tentativas de golpe em consumidores. As quadrilhas convencem os compradores a passar dados pessoais para reutilizar em benefício próprio. Veja algumas dicas para evitar golpes durante o período de promoções:
- Buscar sites conhecidos e confiáveis. Procurar as avaliações de outros usuários.
- Mantenha o antivírus atualizado
- Desconfie de sites que oferecem poucas opções de pagamento
- Verifique as políticas de compra da loja
- Desconfie de promoções fora do comum. Golpistas se aproveitam da empolgação do consumidor para aplicar o crime
- Ao ver uma promoção nas redes sociais, cheque se a página possui selo de verificação
- Verifique os links das lojas acessadas
- Observe o e-mail do remetente. Lojas não utilizam domínios @gmail, @hotmail ou @terra. Entidades públicas sempre são @gov.br ou @org.br.
- Ao pagar com Pix, cheque todos os dados da loja
- Se o pagamento for por boleto, confira a empresa beneficiária no documento
Foto destaque: Black Friday. Reprodução/Shutterstock