Em reestruturação dos negócios, Eletrobrás anuncia venda de termelétricas a gás

Marcos Vinícius D Por Marcos Vinícius D
3 min de leitura

A Eletrobrás (ELET3; ELET6) comunicou ao mercado que já iniciou a estruturação para o lançamento da venda de seu portfólio de usinas térmicas movidas a gás que fazem parte do grupo, nesta sexta-feira (07). Fazem parte do pacote de desinvestimento as usinas termoelétricas Mauá 3, Aparecida, Santa Cruz, conjunto do “Complexo Interior” (Anamã, Caapiranga, Codajás e Anori), os direitos de reversão, para o ano de 2025, do Complexo PIEs (Cristiano Rocha, Tambaqui, Manauara, Ponta Negra e Jaraqui)  e também o projeto de Rio Negro, com capacidade total de cerca de 2.059 MW.

Os objetivos da empresa, que foi privatizada no ano passado, são o de atingir o plano de descarbonização/net zero do grupo, a simplificação da estrutura societária e, por último, o de  reestruturar o portfólio de ativos para fortalecer os compromissos ambientais e sociais. Segundo o documento divulgado pela Eletrobrás, o movimento depende de anuências cabíveis, que incluirá contrapartes, credores e órgãos reguladores do setor, eventuais restruturações na sociedade (carve-out) e passará pelo rito de aprovações de acordo com a governança interna da companhia.


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/BET8rR1x_nY” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

Usina termica Mauá, uma das que serão vendidas (Vídeo: reprodução/TV Eletronorte)


Um dia antes, na quinta-feira (06), a gigante brasileira do setor elétrico anunciou a conclusão da venda total de suas participações nas ações das Companhias Energisa Sul-Sudeste – Distribuidora de Energia S.A. (“Energisa S-SE”) e na Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S.A. (“Energisa-MT”) para a empresa Rede Energia Participações S.A. e a Energisa S.A., respectivamente. Valores apurados com as vendas ficou na casa dos 7 milhões de reais.

A Eletrobrás explicou ainda que o objetivo dessa operação é a redução de suas participações minoritárias e não estratégicas, visando a simplificação e otimização do seu portfólio de negócios. Com o repasse das ações das distribuidoras, a Eletrobras reduziu para 20 o número de participações societárias minoritárias em empresas do tipo Coligadas e Participadas. A empresa manterá seus acionistas informados nas próximas decisões sobre seus ativos financeiros.

Foto destaque: AHE Simplicio. Reprodução/Jose Lins/Acervo Eletrobrás

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile