Em 2022, a companhia aérea Emirates (dos Emirados Árabes Unidos) anunciou que investiria cerca de US$ 2 bilhões (ou aproximadamente R$ 9,7 bilhões) para melhorar o conforto dos clientes e a experiência de voo em geral, compondo um programa de modernização em curso para mais de 120 aeronaves.
“Enquanto outros respondem às pressões da indústria com cortes de custos, a Emirates está indo contra a corrente e investindo para oferecer experiências cada vez melhores aos nossos clientes. Estamos implementando uma série de programas intensivos para elevar as experiências a bordo a um patamar superior”, explica o presidente da companhia, Sir Tim Clark.
Imagem da cabine executiva divulgada ao público. (Foto: Reprodução/Emirates)
Novidades de serviço
Um dos destinos de tal investimento é a seção de gastronomia, que deve implementar refeições gourmet, com adaptações para a questão de sustentabilidade. Por exemplo, é destaque um novo menu vegano, apresentando opções desde cogumelos grelhados à biryani de jaca, e sobremesas como bolos de chocolate com avelã – além das já icônicas folhas de ouro comestíveis.
Entre outras possibilidades há também o menu “lanches de cinema”, incluindo mini-hamburgueres ou pipoca para o que a empresa está chamando de “cinema no céu”, uma implementação na cabine que poderá trazer até 5.000 canais no sistema de entretenimento.
Após o período mais grave da pandemia, as companhias aéreas buscam recuperar os custos de operação. (Foto: Reprodução/Gerald Friedrich/Pixabay)
Recuperação das companhias aéreas
Apesar do recuo no setor proporcionado pela pandemia da Covid-19 e as medidas de quarentena (incluindo restrições em voos internacionais), hoje a Emirates tenta seguir com os investimentos no mercado de luxo.
Neste ano, as viagens parecem finalmente recuperar com um bom número, sendo estimado o transporte de 4,35 bilhões de passageiros no mundo inteiro, chegando próximo ao recorde de 4,54 bilhões em 2019. Isso significa uma ainda reduzida margem operacional para a indústria, ponto em que a maioria das companhias tenta cortar gastos.
Seguindo o caminho contrário, a Emirates hoje arrisca pegar um impulso na recuperação global e investe na experiência de usuário.
Foto Destaque: Aeronave da Emirates. Reprodução/Bilal EL-Daou/Pixabay