Segundo relatório realizado pela plataforma brasileira, Sling Hub, a América Latina possui mais de 40 empresas com esse perfil. As startups unicórnios, ou seja, empresas que são avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, passam de 20 no Brasil, deixando o país em primeiro no ranking. O que representa um bom cenário, pois mostra que o país vem ganhando protagonismo regional, já que, atualmente, é a nação com o maior número de unicórnios da região.
Para entender o que define uma empresa unicórnio, em entrevista para a revista Forbes, o sócio da consultoria Olivia Brasil, Reynaldo Naves, traz explicações.
“O termo foi cunhado por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures em 2013”, diz Reynaldo Naves. Reprodução (Foto:Divulgação/Olivia Brasil)
O que é uma startup unicórnio?
“São novos empreendimentos ou empresas da nova economia, geralmente de base tecnológica, que atingem uma avaliação de mercado de US$ 1 bilhão antes de serem cotadas em bolsa”, diz Reynaldo Naves, além de explicar que essas empresas possuem crescimento exponencial e acelerado, através de investimento antes de abrir capital.
Por que o Brasil tem bastante unicórnios?
Reynaldo Naves diz que o mercado brasileiro tem atraído atenção para startups unicórnios, pois o país tem uma posição que se relaciona bastante com a inovação, abrindo caminhos para esse tipo de empreendimento. “É um país com facilidade em incorporação de inovações tecnológicas que permitem criar soluções, ecossistemas e plataformas que atendam consumidores, cadeias de fornecimento e serviços. Sendo assim, quando você concilia um mercado sedento por inovações com um ambiente aberto a isso, vários empreendimentos inovadores, ou seja, as startups proliferam, tem crescimento exponencial e se tornam unicórnios”, explica o consultor.
Quais atitudes tomar quando se é uma empresa unicórnio?
As mudanças necessárias quando a empresa se caracteriza nesse perfil, segundo Reynaldo Naves, é a instalação de estruturas, conhecimento e processos. “Do ponto de vista de cultura e estrutura, a grande mudança é a ampliação da percepção dos fundadores de que para manter o crescimento acelerado, o processo de execução da estratégia e operação não pode estar mais nas suas mãos”.
Além que, atenção ao que está acontecendo no mundo exterior com a finalidade de se manter conectado com as melhorias comparadas a processos anteriores, garante o “inconformismo da inovação dos tempos de fundação.”
Foto Destaque: Reprodução/Getty Images