Uma das tarefas mais difíceis para um profissional que trabalha com gestão de tráfego para negócios locais, sem dúvidas nenhuma, é na hora de precificar o seu trabalho. Após o primeiro contato com o cliente, reunião e as primeiras apresentações, chega a hora de dar o valor para o empresário. Por conta da falta de experiência ou por estar acostumado com trabalhos em CLT, o gestor de tráfego acaba tendo sérias dúvidas sobre o preço.
Fred Dias (Foto: Reprodução/Divulgação)
De acordo com o especialista Fred Dias, responsável pela criação do Método Agência Customizada, que ensina gestores de tráfego para negócios locais a aplicarem técnicas para atração de clientes, essa é uma das principais dúvidas na cabeça de um profissional.
“Eu sempre pego por base o salário mínimo (R$ 1.212), que é o mínimo que uma pessoa prestando serviço deveria receber. Eu não concordo quando as pessoas dizem menos do que esse valor. Porque você tem o seu valor a partir do momento que você cobra. Se você não cobrar, você não tem nenhum valor. Você tem que ter uma linha”, explicou.
O que fazer se estou iniciando?
“Cobre menos aquilo que você acha que é importante. Se você não consegue e não tem uma mentalidade de cobrar por exemplo, pegando a base do salário mínimo, cobre 60% disso, que dá R$ 600. Menos que isso é uma desonra e afronta ao profissional. Acho que não é a questão de conseguir, é uma questão de posicionamento e até de humanidade”, responde Fred.
A importância da qualificação na hora de negociar
Na hora de negociar é preciso que os dois lados consigam avaliar tudo que está envolvido, principalmente em relação à qualidade do serviço. Neste ponto, a certificação do profissional e em qual contexto ele está inserido pode ser um grande fator na hora de cobrar alto ou mais baixo. De acordo com Fred Dias, certificações como o do Google e Facebook não podem faltar ao portfólio de um gestor de tráfego.
Fred Dias (Foto: Reprodução/Divulgação)
“A coisa que mais vai categorizar um profissional que presta serviço é a qualificação dele. Hoje existe a certificação do Google. Poucos profissionais que prestam serviço do Google têm a certificação do Google. Então eu como se eu fosse um empresário contratando, eu questionaria. O seu preço vai interferir totalmente na sua qualificação dentro do mercado. O mercado vai te olhar de acordo com as suas qualificações”.
Faça parte de grupos e mentoria com outros profissionais
Para o especialista, você estar ambientado com outros profissionais da área que estão atualizados passa mais segurança, credibilidade e a certeza de que o serviço oferecido será de excelência. Assim, ele aconselha que o gestor tenha contato constante com outros profissionais que enfrentam as mesmas dificuldades diárias. Dessa forma, essas ambientações poderão trazer experiências que poderão agregar na hora de precificar o serviço.
“Eu tenho meu grupo principal que tem mais de 80 membros que faturam mais de R$ 50 mil com o método de agência customizada. Foram pessoas que seguiram o método que aprenderam comigo e hoje eles têm seus próprios negócios. Então esses ambientes são fundamentais para te trazer qualificações. Pois o empresário vai olhar a qualidade e excelência com base na qualificação da pessoa”, finalizou.
Foto destaque: Fred Dias. Reprodução/Divulgação