Na sexta-feira (6), Kim Farrell, a responsável norte-americana pelo departamento de operação e marketing do TikTok na América Latina, marcou presença em um painel da Rio Innovation Week. Discutindo sobre a plataforma, ainda deu dicas para alavancar negócios e falou de trends como a prática NPC.
Ao todo, ela registrou a importância em especial de utilizar a métrica do engajamento, que é o fator mais central de ser trabalhado. Para isso, ela apresentou as oportunidades da plataforma.
“A gente tem ferramentas de monetização para criadores de conteúdo. A gente tem o Programa Criativo Beta, para você monetizar vídeos com mais de um minuto, a gente tem o TikTok Series, onde tem assinatura paga, a gente tem uma plataforma que conecta as marcas com os criadores, tem várias formas para os criadores e as marcas,” comentou Kim Farrell. “O importante é que a plataforma não é necessariamente sobre o número de seguidores que um perfil tem, mas sim sobre o engajamento, sobre a conexão. O mais legal do TikTok é a microcultura, são essas micro comunidades.“
Kim Farrell apresentando o painel no Rio Innovation Week. (Foto:Reprodução/Raoni Alves/g1)
Dicas
Tendo consciência desse privilégio do engajamento sobre até o número de seguidores, embora algumas dicas para o crescimento de um perfil em qualquer plataforma ainda valem para o TikTok, há um caráter diferente no tipo de conteúdo voltado em especial para esse tipo de conexão entre usuários.
Para aproveitar esse caráter da plataforma, Kim apresentou dicas mais específicas ao TikTok, incluindo:
- Pensar no poder de conexão com os públicos-alvo do conteúdo sempre;
- Lembrar que nem sempre conteúdos com equipamento e edições profissionais são os que viralizam mais;
- Sempre continuar testando até achar seu público, sua linguagem e entender as ferramentas;
- Investir também em vídeos que não dependem da figura do criador, cujo potencial de monetização é longe de nulo.
O painel de Kim Farrell foi sobre comunidades digitais e criatividade. (Foto:Reprodução/Raoni Alves/g1)
Sem “fórmula mágica”
No início do painel, que ocorreu no Centro do Rio, Kim ressaltou quatro pontos fortes e essenciais do TikTok: entretenimento, personalização, comunidade e autenticidade. Mas fora disso, afirmou que não há uma regra certa e infalível para o sucesso.
“O TikTok na verdade não é uma rede social. É uma plataforma de conteúdo e entretenimento que tem funções de rede social. O principal diferencial é o conteúdo. (…) É uma experiência pessoal,” afirmou a executiva. “Não existe uma fórmula mágica do TikTok. É realmente testar, achar seu público, sua linguagem, entender as ferramentas.”
Por isso, em muito o amadorismo também dá resultados no TikTok, traz uma energia mais autêntica às postagens, que acaba sendo também um fator na criação de conteúdo. Incentiva-se antes de tudo a expressão do usuário, que segundo a representante da empresa, diferenciam a plataforma de outras mais formais, ou com ferramentas menos acessíveis ao público.
Foto Destaque: TikTok possui mais de 80 milhões de usuários no Brasil. Reprodução/nikuga/Pixabay